A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado buscou analisar e identificar como a apropriação de resultados do Simave (Proalfa e Proeb) na Escola Estadual Prefeito Aristides Batista tem sido entendida e praticada na escola. Para isso, os objetivos definidos para este estudo foram: descrever a Escola Estadual Prefeito Aristides Batista e os seus resultados nas avaliações externas do SIMAVE; analisar como os diferentes sujeitos educacionais, professores e especialista em educação, têm compreendido os dados do Simave na escola para, por fim, propor um plano de ação educacional que estimule, organize e otimize a apropriação dos resultados das avaliações do Simave. Os atores envolvidos no presente estudo foram as Especialistas em Educação Básica – supervisoras pedagógicas – e os Docentes. Assumimos como hipótese que a escola ainda não estabeleceu uma cultura de apropriação de resultados que forneça indícios para pensar os processos educacionais. Buscamos compreender como os docentes da escola compreendem as avaliações em larga escala e as utilizam em suas práticas. Utilizamos as obras de Brooke (2006), Gatti (2007; 2013; 2015), Machado e Alavarse (2014); Lück (2009; 2010; 2011) entre outros como referencial bibliográfico. Escolhemos como metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa e como instrumentos de pesquisa a análise documental por meio do exame das atas de reunião da escola, dos informes dos resultados da avaliação do Simave. Além de tais elementos, realizamos a aplicação de questionários com os professores e entrevistas com as especialistas da escola. A partir desses elementos e da verificação de dificuldades no cotidiano escolar relativos à rotatividade e às dificuldades de compreensão dos dados das avaliações externas, propomos um plano de ação fundamentado na discussão dos dados das avaliações externas e seus registros juntos à gestão escolar para a resolução dos problemas.
Dissertações Defendidas em 2021
Análise da apropriação de resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade: o caso dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Estadual Prefeito Aristides Batista
Madeleine Aparecida Lafetá Aguiar Rabelo
Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim
Avaliação Externa. Apropriação de resultados. Educação. Qualidade.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Rabelo, Madeleine Aparecida Lafetá Aguiar. Análise da apropriação de resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade: o caso dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Estadual Prefeito Aristides Batista. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 165 f. 2021.