Este estudo é parte integrante do Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Publica (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo foi investigar o processo de implementação da recuperação de estudos tendo como referencial documental a Portaria SEEDUC/SUGEN nº 419/2013 que dispõe sobre as normas de avaliação do desempenho escolar no Estado do Rio de Janeiro. A recuperação de estudos, nesse contexto, é entendida como uma estratégia do processo de ensino e aprendizagem que possibilita ao professor remeter-se às necessidades dos alunos, preocupando-se não somente com a aplicação dos conteúdos previstos, mas também com a superação das dificuldades de aprendizagem. Para tal, investigamos o processo de implementação da Recuperação de Estudos no Colégio Estadual (CE) Joaquim Marinho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de um estudo de caso e contou com análise bibliográfica, documental e pesquisa de campo através de entrevistas semiestruturadas com o gestor e professores de matemática e ainda a aplicação de questionários aos alunos do 3º ano do ensino médio, do ano de 2015. O embasamento teórico desta pesquisa tem como principais autores Luckesi (2000/2002) que propõe as reflexões sobre o conceito de avaliação da aprendizagem escolar, Jussara Hoffmann (1993) que se remete ao processo de avaliação e sua aplicação pelos atores envolvidos, Celso Vasconcellos (1994) que evidência os processos de como se dá aprendizagem e Marcelo Câmara (2000) que traz à luz as concepções sobre a aprendizagem de matemática. Intentamos, com este trabalho, dar subsídios ao gestor escolar e aos docentes condições para o aprimoramento na implementação da recuperação de estudos propondo ações para a sua aplicabilidade. Assim, elaboramos um plano de atendimento educacional factível que contribuísse para melhoria do processo de recuperação de estudos na escola selecionada para a pesquisa. O resultado da pesquisa demonstrou que ainda há um longo percurso a se trilhar para que os alunos avancem no desempenho escolar na disciplina de matemática.
Dissertações Defendidas em 2016
A RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS NO ENSINO MÉDIO EM MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES – O CASO DO C.E. DR. JOÃO GOMES DE MATTOS SOBRINHO
VANESSA FERNANDES BRAGA
Ilka Schapper Santos
Recuperação de Estudos; Avaliação; Matemática.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
BRAGA, VANESSA FERNANDES. A RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS NO ENSINO MÉDIO EM MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES – O CASO DO C.E. DR. JOÃO GOMES DE MATTOS SOBRINHO. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 107. 2016.