Dissertações Defendidas em 2020

A participação das famílias na vida escolar dos alunos do Ensino Médio da escola Estadual Prefeito Odílio Fernandes Costa

Cláudio José Antônio Silva

Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisou a participação das famílias na vida escolar dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito Odílio Fernandes Costa. Neste sentido, nos questionamos: quais ações podem ser tomadas para melhorar a participação de pais e/ou responsáveis dos alunos do Ensino Médio no cotidiano escolar da Escola Estadual Prefeito Odílio Fernandes Costa? O presente caso de gestão teve como objetivo geral analisar e identificar possíveis causas da não participação dos pais no cotidiano escolar dos alunos do Ensino Médio, e como objetivos específicos: I- Descrever a participação das famílias nas questões escolares, a partir das evidências de frequência nas reuniões escolares; II- Compreender como são estabelecidas as relações dentro do ambiente escolar no âmbito dos relacionamentos entre os pais e a escola; III- Analisar a percepção de pais e professores sobre as causas da não participação da vida escolar dos filhos e IV- Propor alternativas possíveis para que as famílias participem mais da vida escolar de seus filhos e ações de conscientização dos professores a respeito das especificidades dos pais e suas formas de participação na vida escolar dos filhos. Utilizamos como referencial teórico Picanço (2012), que aborda a relação entre escola e família; Pires (2017), que discorre sobre a gestão escolar e o desafio de uma parceria “efetiva” com a família e a educação de “qualidade”; Szymanski (2009), que aborda a relação família/escola: desafios e perspectivas; Diogo (1998), que trabalha na perspectiva das Famílias e Escolaridade: Representações parentais da escolarização, classe social e dinâmica familiar; Freire ( 1996), que serve como respaldo de uma educação inovadora; entre outros autores que deram respaldo para a confecção desta dissertação. A metodologia utilizada neste estudo foi a qualitativa, sendo que, para a pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com os pais e professores. Essas apontaram que, para se efetivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos, a escola precisa entender a realidade sociocultural, histórica e geográfica das famílias, para, assim, obter sucesso nessa parceria. O capítulo 4 apresenta algumas ações voltadas para o fortalecimento da relação das famílias com a escola, que são: Criação de um grupo de WhatsApp de pais para a promoção de uma gestão compartilhada; propor palestras para sensibilizar os professores sobre o processo de participação dos pais na escola; criar um calendário de reuniões; visitas às famílias e envio de áudios sobre assuntos pertinentes às tomadas de decisões da escola; e por fim, a criação de uma horta no contexto escolar em parceria com os pais.


Participação da família. Gestão democrática. Tomadas de decisões.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF

Silva, Cláudio José Antônio. A participação das famílias na vida escolar dos alunos do Ensino Médio da escola Estadual Prefeito Odílio Fernandes Costa. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 129 f. 2020.