VERA LUCIA DA COSTA E SILVA – 07/05/2021

Nome do(a) aluno(a): VERA LUCIA DA COSTA E SILVA

Título da dissertação: A formação de professores formadores de Matemática da rede municipal de ensino de Teresina no uso pedagógico das tecnologias com ênfase no Pensamento Computacional

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Liamara Scortegagna

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Adriana Rocha Bruno e Prof(a). Dr(a). Judilma Aline de Oliveira Silva

Data: 07/05/2021

Local: por webconferência, conforme Resolução nº 001/2020-CSPP

Horário: 14h

RESUMO:

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discutiu a formação continuada de professores formadores da área de Matemática da rede municipal de ensino de Teresina – PI, com foco no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do Pensamento Computacional pelos professores da Educação Básica. Este estudo teve como objetivo geral investigar e compreender como o uso das TIC, com ênfase no Pensamento Computacional, proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode contribuir para a melhoria do ensino de Matemática na rede municipal de ensino de Teresina. Os objetivos específicos desta pesquisa buscaram: (i) apresentar a atuação dos formadores na formação continuada para professores de Matemática na Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), no contexto da política de gestão de resultados; (ii) compreender o papel central e alinhador das tecnologias na BNCC; (iii) compreender as possibilidades do Pensamento Computacional no ensino de Matemática; (iv) propor uma formação para os professores formadores que contemple o uso das TIC e do Pensamento Computacional no ensino de Matemática. Desse modo, partiu-se da seguinte questão norteadora: como a formação dos professores formadores da área de Matemática da Semec pode contribuir para o atendimento dos quesitos quanto ao uso das TIC constantes na BNCC, com ênfase no Pensamento Computacional? Nesse sentido, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa de coleta de dados por meio de entrevistas individuais com seis professores formadores de Matemática da Semec.  Para tanto, esta pesquisa tem como pressupostos teóricos os estudos de Gatti (2008), Wing (2016), Valente (2016), Lévy (2010), além de outros utilizados como aporte teórico. Portanto, os dados da pesquisa apontam que os formadores não recebem capacitação para o exercício da função de formador e que não há um trabalho voltado ao uso de tecnologias e ao desenvolvimento do Pensamento Computacional nos processos formativos. Então, esses resultados constituíram elementos para a elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE), objetivando propor ações no que tange ao uso de tecnologias e no desenvolvimento do Pensamento Computacional para o fortalecimento da função de professor formador de Matemática da rede pesquisada.  Sendo assim, essas ações devem ser implementadas por gestores com o apoio da equipe pedagógica e do Núcleo de Tecnologia da Informação da Semec, a fim de potencializar as formações junto aos professores de Matemática.

Palavras-chave: Formação de formadores. Formação de professores de Matemática. Tecnologias no ensino de Matemática. Pensamento Computacional.