A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e descreve e analisa os fatores intraescolares que têm impactado na saída de estudantes de uma escola pública localizada no Estado do Ceará. Alicerçou-se na indagação de como a gestão do percurso escolar dos alunos da instituição pode contribuir para a permanência de seus estudantes na instituição. O estudo tem por objetivo identificar e analisar os fatores intraescolares que têm impactado na transferência dos estudantes da instituição de ensino estudada, analisando como estes podem ser amenizados por ela de modo a criar condições de permanência. O recorte que caracteriza o caso estudado se justifica pelo fato de o autor, na sua atuação como coordenador escolar da instituição pesquisada, ter observado frequentes saídas de estudantes para outras unidades de ensino. Saídas essas, antes da conclusão do Ensino Médio Integrado. Investigou-se o fluxo escolar da instituição, com o olhar detido sobre o número de transferidos. Como objetivos específicos, tem-se: (i) Descrever o contexto educacional em que se insere a instituição de ensino estudada, os dados sobre transferências de alunos da escola e os fatores que têm contribuído para que os estudantes saiam da escola antes de concluírem o ciclo de três anos; (ii) identificar e analisar que elementos internos à instituição têm impacto na saída dos estudantes para outras unidades de antes da conclusão desta etapa de ensino; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional que se configure como um instrumental de apoio à instituição para repensar suas práticas no intuito de favorecer condições de permanência do aluno na escola. Como instrumentos metodológicos, utilizamos de pesquisa documental para evidenciar o caso de gestão, um questionário eletrônico e dois grupos focais a fim de coletar e analisar percepções de alunos e ex-alunos acerca dos aspectos internos que contribuíram e/ou contribuem para a saída ou permanência dos estudantes da/na instituição. Por meio da análise dos dados, constatamos que fatores internos à instituição como as práticas de ensino, os espaços de participação estudantil e, especialmente, aspectos ligados ao clima escolar impactam diretamente na relação do aluno com instituição de modo a incidir na decisão de permanecer ou sair da escola, sendo identificados nestes elementos pontos de fragilidades. Foi a partir destas constatações que propomos o Plano de Ação Educacional (PAE) que tem como principal objetivo oferecer melhores condições de acesso e permanência do estudante na escola, por meio da qualificação de sua trajetória estudantil, marcada pela correspondência de suas expectativas, pela qualidade do clima escolar e pela abertura de espaços de diálogo e participação.
Dissertações Defendidas em 2021
Um olhar sobre a saída e a permanência de estudantes do Ensino Médio Integrado de uma Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará
José de Melo Rodrigues
Roberto Perobelli de Oliveira
Educação Profissional. Evasão. Permanência. Fatores internos e externos. Clima escolar.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Rodrigues, José de Melo. Um olhar sobre a saída e a permanência de estudantes do Ensino Médio Integrado de uma Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 190 f. 2021.