Dissertações Defendidas em 2016

RETENÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POLÍTICA PÚBLICA NO ESTADO DO PIAUÍ

SILVIA REGINA RAMOS DE SOUSA

Eliane Medeiros Borges

Esta dissertação tem como objetivo analisar como a falta de uma política de atração, de retenção e de valorização dos professores, que envolva benefícios salariais e plano de carreira atraentes, dificulta a permanência desses profissionais na rede estadual de ensino, levando-os a optar por outra carreira. A pesquisa deu-se em âmbito estadual, tendo como campo a Seduc-PI e os CEEPs. Os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs) foram criados na década de 1990, ofertando cursos técnicos de nível médio. Nas décadas seguintes, houve ampliação para 70 centros com infraestrutura adequada, conforme a oferta em cada um deles. Porém, há poucos professores efetivos nos cursos profissionalizantes, o que suscita uma grande alternância de professores substitutos, que muitas vezes não estão preparados para conduzir o processo pedagógico. A partir do presente estudo, foram levantados dados por meio de pesquisa bibliográfica e empírica, de caráter quali-quantativo, com o desenvolvimento das técnicas de entrevistas em profundidade, grupo focal e questionários semiestruturados, envolvendo gestores escolares e professores das escolas de educação profissional. Nessa perspectiva, analisou-se as políticas públicas e seu ciclo, as políticas de recrutamento e seleção dos servidores públicos, a rotatividade dos professores, a formação continuada e questões salariais. Os resultados obtidos possibilitaram o acesso a um campo rico em informações relacionadas à visão de atores de diferentes funções e níveis hierárquicos. Os resultados mostram, ainda, que 100% dos gestores escolares e professores respondentes reclamam da falta de professores, de condições de trabalho, dos baixos salários, de ausência de concurso público, e que a rotatividade prejudica a dinâmica de trabalho dos professores dos Centros de Educação Profissional. A fundamentação teórica para sustentar as hipóteses levantadas foi baseada principalmente em Saravia (2006), Minayo (1993), Secchi (2010), entre outros. De acordo com resultados encontrados na pesquisa, foi proposto um Plano de Ação Educacional – PAE, a partir do qual foram estabelecidas ações que viabilizem a realização de concursos públicos, a valorização e a retenção dos professores no ensino profissionalizante, uma melhor qualidade na formação continuada dos docentes, além de abrir um leque para investigações futuras.


Educação profissional; Política de recursos humanos na educação; Rotatividade de professores.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

SOUSA, SILVIA REGINA RAMOS DE. RETENÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POLÍTICA PÚBLICA NO ESTADO DO PIAUÍ. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 159. 2016.