Esta dissertação foi desenvolvida texto foi desenvolvido como requisito parcial para a obtenção do título de mestre, no curso Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão que foi analisado teve como objetivo investigar o processo de implementação de um Polo de Educação Integral e Integrada e quais os obstáculos e aprendizados podem advir de uma experiência como esta. Destacamos o histórico dos projetos de Educação Integral em âmbito nacional, estadual e da Superintendência Regional de Ensino – SRE Metropolitana B e como se deu esta iniciativa em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA). Utilizamos a metodologia da abordagem qualitativa de um estudo de caso e dentro deste conceito propomos realizar, para a coleta de dados, entrevistas com os gestores e profissionais das escolas estaduais que compõem o Polo, assim como com o Gestor da FHA e os profissionais desta instituição que atuam com a Educação Integral. Fizemos também análise documental e buscamos diálogo com os textos de autores que tratam da temática da educação integral, tais como; Coelho (1997), Isabel Alarcão (2001), Ana Maria Cavaliere (2002, 2009), Antônio Sérgio Gonçalves (2006), Jaqueline Moll (2008, 2012 e 2014) Linhares e Coelho (2008), Isa Maria F. R. Guará (2009), Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho e Dayse Martins Hora (2009), Andreia Fonseca L. da Costa (2010), Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Iolene Mesquita e Cleonice Borges Ribeiro Faria (2013) e Victor Paradela (2016). Este trabalho surgiu a partir das seguintes questões de pesquisa: Como se deu a implementação deste Polo de Educação Integral? Quais as propostas, contribuições e os limites de atuação deste Polo e dos Gestores das escolas que dele participam? O Objetivo Geral desta dissertação é compreender quais as contribuições e os limites gerados pela implementação de um Polo de Educação Integral na Fundação Helena Antipoff para atendimento de alunos das escolas do município de Ibirité. Já os objetivos específicos serão descrever o processo de implementação deste Polo, analisar as estratégias para organização e desenvolvimento das ações de atendimento no contra turno às escolas envolvidas e propor um Plano de Ação Educacional que se configure em um instrumental de apoio para as SRE e a SEE/MG no caso da possibilidade de implementação de outras experiências como estas junto às unidades escolares de sua jurisdição.
Dissertações Defendidas em 2018
POLOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: PROPOSTAS, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS À IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA DE HELENA NA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF EM IBIRITÉ/MG
CLÁUDIO MAGALHÃES
Elisabeth Gonçalves de Souza
Educação Integral e Integrada; Escola de Tempo Integral; Polos de Educação Integral.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
MAGALHÃES, Cláudio. Polos de Educação Integral e Integrada: propostas, contribuições e desafios à implantação do Projeto Escola de Helena na Fundação Helena Antipoff em Ibirité/MG. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.142. 2018.