O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa objetivou, a partir da observação do contexto escolar da Escola Estadual Senador Levindo Coelho (EESLC), (i) analisar os fatores que levam aos índices de reprovação e, especificamente, a reprovação de um grande percentual de alunos matriculados no 1ºAno do Ensino Médio, (ii) refletir sobre quais aspectos a gestão escolar deve agir para melhorar os resultados desses alunos, (iii) propor um Plano de Ação Educacional que configure como um instrumento de apoio para minimizar a situação encontrada. A escola em destaque é específica de ensino médio, expõe índices de reprovação superiores aos índices nacionais no 1º ano do Ensino Médio nos anos evidenciados pela pesquisa, apresenta baixo índice de violência, não se localiza em área de vulnerabilidade social crítica e recebe alunos de variadas classes sociais do município de Ubá e região. O interesse no tema em questão surgiu do acompanhamento próximo do problema identificado a partir da experiência da autora como professora da rede estadual de educação de Minas Gerais e gestora na escola pesquisada. Para alcançar os objetivos propostos foi definida como metodologia principal a utilização de questionários e pesquisa qualitativa e quantitativa em documentos de fonte primária e secundária da EESLC e da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Neste caso de gestão foram analisados o perfil o aluno e os fatores extra e intraescolares, no esforço de entender quais seriam os responsáveis pelo alto índice de reprovação recorrente na EESLC. A pesquisa revelou o preparo insuficiente do aluno ao chegar ao Ensino Médio e a deficiência das práticas pedagógicas adotadas pela escola EESLC. A partir dos achados, um Plano de Ação Educacional (PAE) se desenhou com propostas baseadas na adoção de práticas pedagógicas diferenciadas que propiciem ao aluno com dificuldades a oportunidade de aprovação com aprendizado real por meio de um acompanhamento diferenciado ao longo do ano letivo, com identificação das necessidades de cada um. Para a escola, a proposta do PAE visa a conquista de um padrão de desempenho livre dos expressivos números da reprovação.
Dissertações Defendidas em 2018
OS DESAFIOS PARA SUPERAÇÃO DAS REPROVAÇÕES NO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ESCOLA ESTADUAL SENADOR LEVINDO COELHO EM UBÁ, MINAS GERAIS
VALDEZITA PAULA LOPES BARBOSA
Alexandre Chibebe Nicolella
Reprovação; Ensino Médio; Gestão Escolar.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
BARBOSA, Valdezita Paula Lopes. Os desafios para superação das reprovações no 1º ano do Ensino Médio: um estudo de caso sobre a escola estadual Senador Levindo Coelho em Ubá, Minas Gerais. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.171. 2018.