Dissertações Defendidas em 2018

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MARIA MATOS SILVA

LÉA MARQUES FERNANDES

Liamara Scortegagna

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado discutiu a subutilização dos recursos tecnológicos pelos professores do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Matos Silva. Embora a escola possua equipamentos tecnológicos, esses são pouco utilizados pelos docentes durante o desenvolvimento do seu trabalho pedagógico. O interesse pelo caso estudado deve-se ao fato de a pesquisadora ser gestora da escola. Desse modo, para a compreensão mais ampliada do tema em tela, foi realizada uma pesquisa exploratória com os professores que atuam no Ensino Médio, o que possibilitou identificar a subutilização dos recursos tecnológicos da escola. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: por que os professores do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Matos Silva subutilizam os recursos tecnológicos disponíveis nessa unidade de ensino? A partir dessa questão, este trabalho buscou, como objetivos identificar e analisar as dificuldades de os professores incorporarem as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem e propor um plano de ação para incentivar e estimular o uso da informática educativa pelos professores. Além da pesquisa exploratória, o trabalho contou com uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando, como instrumento para coleta dos dados, das Rodas de conversa que ocorreram em dois momentos, com professores e com a supervisora pedagógica, profissionais que atuam no Ensino Médio. Nessa perspectiva, a pesquisa procurou problematizar questões como o impacto dos avanços tecnológicos na educação e os desafios para incorporação desses recursos na prática pedagógica. Com a análise dos dados, foi possível identificar os entraves apontados pelos professores no que tange à subutilização dos recursos tecnológicos, à infraestrutura tecnológica insuficiente, à falta de formação técnica e pedagógica e à dificuldade dos alunos em manusear os equipamentos e realizar pesquisa. A partir dos dados produzidos, com base na pesquisa de campo e na análise bibliográfica mobilizada para a compreensão do tema, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE), o qual contém um conjunto de ações que visa contribuir com algumas esferas educacionais: inserção das TICs nos processos de ensino e aprendizagem, formação técnica e pedagógica dos docentes, melhoria na infraestrutura tecnológica da escola, reformulação do Projeto Político pedagógico da escola quanto à inserção de propostas voltadas ao uso das TICs e Implantação de projeto interdisciplinar, tendo em vista o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.


Tecnologias da Informação e Comunicação; Informática Educativa; Tecnologias no Ambiente Escolar; Tecnologias na Prática Docente.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF

FERNANDES, Léa Marques. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem no ensino médio da Escola Estadual Maria Matos Silva. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.124. 2018.