A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e teve como objetivo investigar a atuação do Professor Presencial no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica, desenvolvido no Estado do Amazonas, em parceria com o gestor da Escola Matriz na cidade de Barcelos (AM). A pesquisa teve a finalidade de responder a questão norteadora deste trabalho: De que forma se dá a atuação do Professor Presencial no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica em parceria com o gestor da Escola Matriz em Barcelos (AM)? A fim de analisar esta questão, a pesquisa foi pautada em uma metodologia de base qualitativa, com a utilização de entrevistas com roteiros semiestruturados e questionários como instrumentos na coleta de dados. A entrevista foi realizada com a Gestora da Escola Matriz no município de Barcelos. Já o questionário foi aplicado aos Professores Presenciais que atuam no Projeto EMPMT no mesmo município. Este trabalho utiliza-se como referencial teórico de autores tais como Maia (2010) e Campos (2011) para a descrição da política, coaduna com as reflexões dos autores Belloni (2001), Hermida e Bonfim (2006) frente aos conceitos e abordagens sobre a EaD, as reflexões dos autores Kenski (2003), Moran (2003), Libâneo (2009) e Santos (2002) que abordam sobre o uso das Tecnologias na Educação. Bruno, Borges e Silva (2010) e Santos (2003) conceituam o papel dos atores na Educação a Distância, e Silva (2010) reforça sobre a formação dos atores na docência presencial e online. A pesquisa dialoga também com Lück (2009), Fonte (2004) e Moran (2003) com ênfase na temática da gestão escolar. Os resultados da pesquisa apontaram para quatro principais problemas: as dificuldades dos Professores Presenciais acerca dos procedimentos de mediação tecnológica; ii) as dificuldades dos Professores Presenciais quanto aos procedimentos de mediação pedagógica; iii) a necessidade de constituição da Equipe de Gestão do Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica em Barcelos (AM); iiii) a necessidade de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação do processo de implementação do projeto. Dessa forma, foram indicadas as seguintes propostas no Plano de Ação Educacional: realização do Curso de Formação Técnica aos Professores Presenciais de Barcelos (AM) pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas; Criação do Fórum (online) permanente de discussões dos procedimentos de Mediação Pedagógica aos Professores Presenciais do projeto EMPMT em Barcelos; Constituição da Equipe Gestora do projeto EMPMT em Barcelos (AM) e; Implementação do Programa de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação da atuação dos Professores Presenciais de Barcelos (AM).
Dissertações Defendidas em 2016
O PROJETO ENSINO MÉDIO PRESENCIAL COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM BARCELOS (AM): A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES PRESENCIAIS EM PARCERIA COM O GESTOR DA ESCOLA MATRIZ
MIRLEY DA ROCHA MOREIRA
Eliane Medeiros Borges
Ensino Médio com Mediação Tecnológica; Professor Presencial; Rede Estadual de Educação do Amazonas.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
MOREIRA, MIRLEY DA ROCHA. O PROJETO ENSINO MÉDIO PRESENCIAL COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM BARCELOS (AM): A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES PRESENCIAIS EM PARCERIA COM O GESTOR DA ESCOLA MATRIZ. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 118. 2016.