Dissertações Defendidas em 2014

O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA

MÁRCIA BRILHANTE BRANCO

Eliane Medeiros Borges

A presente dissertação investigou a formação continuada dos professores através do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC), tendo recorte os docentes do 3º e 5º anos do ensino fundamental, entre os anos de 2008 a 2013, de uma escola estadual da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora/MG (SRE/JF). A escolha da unidade escolar dentre as demais da Superintendência se deu com base em seus resultados significativos nas avaliações externas e internas, bem como de sua premiação como Destaque Regional em 2011 e 2012 no Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), como um reconhecimento de projetos e de gestões bem sucedidas na educação básica da rede pública de ensino brasileira. A análise buscou compreender quais foram as ações dessa escola na implementação e desenvolvimento de seu Plano de Intervenção Pedagógica, aqui denominado PIP/Escola, que contribuíram para os significativos resultados alcançados. A importância da formação continuada é apontada na legislação educacional, através da Lei n.º 9394/96. Além disso, também está presente nas reflexões de estudiosos do tema e de educadores de renome, os quais apontam para a necessidade de reflexão crítica sobre a prática cotidiana, propiciada pelos momentos de formação que favorecem o aprimoramento profissional continuado, visando à melhoria da qualidade da educação. A metodologia utilizada na pesquisa de campo foi a análise documental a respeito do programa PIP/ATC, questionários e entrevistas aplicados aos profissionais da escola. A pesquisa evidenciou que as formações oferecidas aos professores a partir do PIP/ATC não foram consideradas significativas pelos mesmos, principalmente por seu caráter de repasse, enfatizando a necessidade de esse modelo ser repensado. A partir deste estudo, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE), com base na sistematização das capacitações baseada da demanda dos docentes, a serem realizadas na própria escola, tendo a parceria da SRE/JF através das analistas educacionais da equipe pedagógica. Acreditamos que a formação continuada do docente é essencial para promover a associação entre teoria e prática, a troca de experiências entre os pares, bem como a ampliação dos saberes coletivos.


Formação continuada de professores; PIP/ATC; Intervenção Pedagógica.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

BRANCO, Márcia Brilhante. O programa de intervenção pedagógica e a formação continuada dos docentes dos anos iniciais em uma escola da superintendência regional de ensino de Juiz de Fora. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2014. 102 p.