A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute os desafios do desenvolvimento das competências socioemocionais como parte curricular em uma escola de Ensino Médio em tempo integral do Ceará. Os objetivos definidos para este estudo foram investigar as causas das dificuldades encontradas na implantação da escola em tempo integral, em especial no desenvolvimento das competências socioemocionais, através do componente curricular Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas sociais – NTPPS. Assumimos como hipóteses que a falta de conhecimento sobre o NTPPS, a má gestão dos recursos por parte dos gestores e a ausência de formação e de acompanhamento para os professores contribuíram para que as dificuldades fossem maiores. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória seguida da pesquisa qualitativa nas quais utilizamos a seguinte metodologia: entrevistas estruturadas com professores, ex-professora, ex-diretor e ex-coordenadora; reunião incluindo os professores que atuaram em 2018, a ex-professora e a coordenadora pedagógica da escola; observação participante nas salas de aula; entrevistas semiestruturadas com os professores que atuaram em 2019, direcionadas a partir da observação realizada; aplicação de questionários direcionados aos alunos, também considerando a observação feita em sala de aula; entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da escola que acompanha o NTPPS e com o assessor administrativo-financeiro da escola; observação participante nos planejamentos coletivos. Além disso, após a realização da pesquisa foi entregue à escola um plano de ação que propõe oferecer formação continuada aos professores de NTPPS, bem como formação aos professores orientadores de projetos de pesquisa. Nas ações do plano também são contemplados o serviço de apoio psicológico aos professores de NTPPS, a adaptação do horário escolar, a fim de possibilitar o planejamento e o acompanhamento pedagógico coletivos e, finalmente, a construção de um documento-referência para aquisição de material pedagógico para o componente curricular pesquisado.
Dissertações Defendidas em 2019
O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO PARTE CURRICULAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO CEARÁ
NEUSA SETÚBAL MONTEIRO
Rogéria Campos de Almeida Dutra
Educação integral; Competências socioemocionais; Habilidades cognitivas.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
MONTEIRO, Neusa Setúbal. O desafio do desenvolvimento das competências socioemocionais como parte curricular em uma escola de Ensino Médio em tempo integral do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.149. 2019.