O absenteísmo docente é um problema que vem crescendo nas escolas públicas brasileiras nas últimas décadas. Por ser gestora em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Juiz de Fora e enfrentar o problema das ausências docentes diariamente no âmbito escolar, foi escolhida a pesquisa sobre o tema. O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos gestores escolares diante dos transtornos causados pelo absenteísmo docente nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, MG. A análise foi feita por meio de um estudo de caso em quatro escolas de uma mesma região do município, com o objetivo de se desenvolver uma proposta de intervenção junto às escolas visando amenizar o problema apresentado com apoio da Secretaria de Educação. Para conhecimento das rotinas das instituições foram apresentados o funcionamento e a organização, bem como, suas estruturas físicas e pedagógicas. A fundamentação metodológica utilizada foram as abordagens quantitativa, com análise e coleta de dados de um questionário formulado para dez professores e quatro gestores das escolas e qualitativa, realizando uma entrevista com oito professores, escolhidos entre os mais faltosos. Para dar suporte à pesquisa bibliográfica e documental, foram utilizados como referenciais teóricos vários autores, dentre eles, Esteve, Amaral, Gasparini, Barreto e Assunção, que abordaram sobre o assunto desse trabalho, o absenteísmo docente nas salas de aula e os transtornos causados por esta ausência ao trabalho da gestão no dia-a-dia das escolas públicas. A rotina escolar mostrada nessa pesquisa traz o absenteísmo docente que em parte é justificado, abonado ou acontece por licença médica, mas também, apresenta parte das faltas negociadas pelos gestores das escolas como práticas não registradas oficialmente. A partir da análise dos dados da pesquisa como, formação de gestores e professores, número de ausências anual, faltas justificadas, injustificadas e negociadas, motivos das ausências, ações utilizadas para repor as ausências, foram traçados planos estratégicos como criar banco de dados dos professores para acompanhar os números das faltas e seus motivos, dar apoio aos docentes faltosos, discutir em grupo ações possíveis de serem realizadas para tentar resolver os problemas causados pelas ausências, direcionados à SE/JF e às escolas investigadas como sugestões de ações a serem implementadas a fim de amenizar o problema do absenteísmo docente diário nas instituições escolares e os transtornos causados ao trabalho dos gestores.
Dissertações Defendidas em 2015
O ABSENTEÍSMO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA: O CASO DAS ESCOLAS DE UMA MESMA REGIÃO E SUAS IMPLICAÇÕES AO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR
VANIMARLEM BONOTO
Marcelo Câmara dos Santos
Absenteísmo Docente; Gestão Escolar; Estratégias dos gestores.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
BONOTO, VANIMARLEM . O ABSENTEÍSMO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA: O CASO DAS ESCOLAS DE UMA MESMA REGIÃO E SUAS IMPLICAÇÕES AO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de PósGraduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 104. 2015.