O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) subiu de conceito na primeira etapa da avaliação quadrienal promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2017.
Criado em 2009, o curso agora tem conceito 4. Embora a distribuição de conceitos seja feita em uma escala de 1 a 7, no caso de programas de pós-graduação que oferecem apenas mestrado, o conceito máximo é 5.
Realizar programas de avaliação da educação básica do Brasil é uma das funções do CAEd/UFJF e, para isso, investir em pesquisa é fundamental. O novo conceito foi recebido com muito entusiasmo por toda coordenação.
O coordenador geral do CAEd/UFJF, Manuel Palácios, ressaltou ainda a importância do programa de Mestrado Profissional para o CAEd: “A pesquisa em avaliação da educação que o CAEd desenvolve, entregando resultado para milhares de escolas, precisa ser sempre renovada com avanços tecnológicos e científicos. Nosso programa de pós-graduação é o principal meio de inovação nesse sentido.”
Para a coordenadora do curso do mestrado profissional, a professora Eliane Medeiros Borges, a conquista é fruto do empenho de professores e alunos e marca o desejo de melhora constante da coordenação: “O novo conceito 4 ratifica a relevância da formação de gestores em educação no país e a importância do trabalho em conjunto desenvolvido no Mestrado Profissional. Nosso objetivo é continuar melhorando e seguir em direção ao doutorado profissional.”
O Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação é pioneiro na modalidade profissional na área de educação e conta com 41 docentes permanentes e 17 colaboradores; 341 alunos matriculados; e 588 defesas já realizadas. Outro diferencial é o fato de ser interdisciplinar e semipresencial.