LILIANE DE PAIVA PIMENTEL MOTA – 30/09/2022

LILIANE DE PAIVA PIMENTEL MOTA

A formação continuada docente e a cultura digital no contexto pandêmico da Covid-19: os desafios do professor coordenador de área

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Adriana Rocha Bruno

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Marcello Ferreira e Prof(a). Dr(a). Diene Eire de Mello

Data: 30/09/2022

Local: De forma não presencial, conforme Resolução nº 10/2022-CSPP

Horário: 14:00

RESUMO:

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão apresentado teve como objetivo geral investigar a percepção dos professores da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT) de uma escola pública de ensino regular, do Estado do Ceará, acerca da formação continuada realizada na escola. Como objetivos específicos, temos: i) analisar a fala dos professores acerca da formação continuada docente realizada na escola; ii) verificar a percepção sobre a cultura digital e os desdobramentos advindos da situação pandêmica Covid-19 durante o biênio 2020-2021 e iii) propor, como Plano de Ação Educacional (PAE), mudanças demandadas na formação continuada docente, diante do contexto identificado e analisado. Sob tal perspectiva, a partir do estudo analítico, foi proposto um plano de ação, tendo como premissa o aprimoramento da formação continuada docente realizada na escola, alinhada ao uso das tecnologias. Por conseguinte, por intermédio das análises realizadas, foram elencadas ações, subsidiadas em aspectos formativos e relacionadas à cultura digital em seus dispositivos tecnológicos em rede. Este trabalho teve como fundamento estudiosos como Paulo Freire (1996) e Antonio Nóvoa (1992; 1995; 2002; 2009; 2019), que abordam aspectos relacionados à educação e à formação inicial e continuada docente; Bruno e Couto (2019), Bruno, Pesce e Bartolomeu (2012), Pimentel e Fuks (2011) Pimentel (2018), Sampaio e Bonilla (2014), Santos (2009; 2019), Santaella (2013a; 2013b) e Silva (2012), que tratam das possibilidades educacionais advindas da cultura digital; e Serres (1996; 2013), que coaduna a revolução tecnológica e digital com os seus reflexos na atualidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo-se, também, uso da pesquisa documental, com foco no estudo de caso. Relativo à construção de dados, foram realizadas pesquisas documentais, aplicação de questionário, bem como duas rodas de conversa com 11 docentes da área LCT, da escola em tela. Finalizado o processo de análise dos dados construídos, a pesquisa apresenta, ao seu final, uma proposta de intervenção com a perspectiva de auxiliar na condução da formação continuada docente realizada em contexto, sob o prisma da cultura digital e de práticas estratégicas e cooperativas.

Palavras-chave: Professor Coordenador de Área. Formação Continuada Docente em Contexto. Cultura Digital. Docências durante a Covid-19.