A presente pesquisa propõe a interpretação pedagógica da escala de proficiência da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir do método Bookmark. Avalia-ções nacionais como o Enem devem servir como mais um instrumento de melhoria do ensino no processo educacional, sendo incorporado por gestores, docentes, participantes, pais e alunos em seus por aspectos quantitativos. É preciso dar significado aos resultados estatísticos e psi-cometricos desse Exame, já que muitas vezes tornam-se indecifráveis aos interessados no Enem. Para isso foram analisados com o método Bookmark os itens de Ciências Humanas e suas tecnologias aplicados no Enem de 2009 a 2011, resultando na definição e descrição de quatro níveis de proficiência: Elementar; Básico; Proficiente e Avançado. Tal análise visa dar suporte às futuras discussões pedagógicas sobre os pontos de corte atualmente definidos no Enem para fins de certiticação e seleção para o ensino superior.
Dissertações Defendidas em 2013
INTERPRETAÇÃO PEDAGÓCICA – ESCALA DE PROFICIÊNCIA DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) – MÉTODO BOOKMARK
TAÍSE PEREIRA LIOCÁDIO
Tufi Machado Soares
Enem; Ciências Humanas; Escala de proficiência.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
LIOCÁDIO, TAÍSE PEREIRA. INTERPRETAÇÃO PEDAGÓCICA - ESCALA DE PROFICIÊNCIA DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) – MÉTODO BOOKMARK. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 119. 2013.