A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute os problemas recorrentes na gestão de vida escolar dos alunos das escolas estaduais e municipais de Gouveia, que influenciam no grande número de processos de regularização de vida escolar da SRE/Diamantina. A questão norteadora da pesquisa traz a seguinte indagação: quais são as inconsistências na gestão de vida escolar dos alunos das escolas estaduais e municipais de Gouveia que podem ser evitadas pelas instâncias responsáveis? Os objetivos definidos para este estudo foram: identificar e descrever quais são os problemas recorrentes na gestão de vida escolar dos alunos nas escolas do município de Gouveia; analisar pela perspectiva dos ATBs/Auxiliares Administrativas, dos Secretários e dos Inspetores Escolares, as dificuldades enfrentadas no gerenciamento da documentação dos alunos; propor ações para as escolas do município de Gouveia, visando minimizar os casos de regularização de vida escolar na SRE/Diamantina. Para tal, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumentos questionários e entrevista semiestruturada.
Dissertações Defendidas em 2020
Inconsistências na gestão de vida escolar nas escolas do município de Gouveia em Minas Gerais: um grande desafio para o serviço de inspeção escolar
Arlete Silva Pereira
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino
Regularização de Vida Escolar. Gestão de arquivo. Gestão de documentos. Gestão da Informação.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Pereira, Arlete Silva. Inconsistências na gestão de vida escolar nas escolas do município de Gouveia em Minas Gerais: um grande desafio para o serviço de inspeção escolar. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 187 f. 2020.