Para o desenvolvimento organizacional é primordial que as organizações realizem o aperfeiçoamento de seus processos internos. Esses permeiam inúmeras áreas e compõem o tripé fundamental para atuação de qualquer instituição, somado a pessoas e tecnologia. Nesse aspecto, é imprescindível que as Instituições repensem suas práticas operacionais e estratégicas. O objetivo que se estabeleceu para o estudo foi avaliar de forma crítica alguns dos processos que integram a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, tais como assistência à saúde suplementar (plano de saúde institucional e auxílio de caráter indenizatório – ressarcimento), cadastro de dependentes, estágio probatório de TAEs e, ainda, o instrumento de gestão banco de professores equivalentes, com o propósito de elaborar regras para a criação de um projeto modelo que sirva de base para a implantação de reformulação de todos os processos da PRORH/UFJF. A investigação desenvolvida e apresentada para essa dissertação baseia-se no recurso de pesquisa, de natureza qualitativa, reconhecido como Estudo de Caso. Pode-se concluir que, para se obter efetivamente o sincronismo organizacional, são necessários o redesenho dos processos por meio do desenvolvimento e da implantação de um modelo de gestão de processos com foco na simplificação, racionalização e automação dos mesmos. No caso dos processos e do instrumento estudados pode-se confirmar as fragilidades apontadas no PDI (2009-2013), a saber: duplicidade de tarefas; falta de um banco de dados unificado e consequente falta de informação para tomada de decisão; vários projetos de informatização ao longo de quinze anos sem sucesso e por consequência, registro de informações funcionais à caneta; falta de comunicação institucional; retrabalhos e especialmente falta de normas internas, padronizadas de procedimentos. Apesar da proposta deste trabalho não ter a pretensão de estabelecer requisitos que extrapolem o contexto organizacional da PRORH/UFJF, poderá por outro lado outras Pró-Reitorias e IFES, que utilizam o SIGA, ter a oportunidade de capitalizar a experiência e avaliar novas possibilidades para adoção da automação. Espera-se que, com o redesenho, a normalização e a automação desses processos, seja possível uma solução legítima de aderência à realidade e por isso mesmo tenha maior chance de sucesso.
Dissertações Defendidas em 2013
GESTÃO DE PROCESSOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – UM ESTUDO SOBRE OS LIMITES E POSSIBILIDADES NA IMPLANTAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO
JACKELINE FERNANDES FAYER
Gilmar José dos Santos
Processos; Pró-Reitoria de Recursos Humanos; Sistema Integrado de Gestão Acadêmica; Automação
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF.
FAYER, Jackeline Fernandes. Gestão de processos na administração pública – um estudo sobre os limites e possibilidades na implantação e aperfeiçoamento. Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Federal de Juiz de Fora, CAEd. Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P 172. 2013.