O presente trabalho, intitulado “Gestão da implementação do novo currículo de ensino básico em Moçambique: o caso das escolas do distrito municipal KaMaxakeni”, na cidade de Maputo, em Moçambique, tem como objetivo avaliar a gestão da implementação do novo currículo do ensino básico, com destaque para as inovações introduzidas, particularmente ao ensino básico Integrado. Os gestores do distrito foram submetidos a entrevistas, e os das escolas do distrito onde ocorreu o estudo responderam a questionários. A investigação desses sujeitos foi fundamental para o desenvolvimento desta pesquisa. As reflexões sobre as políticas curriculares foram fundamentadas nos seguintes autores: Delors (1996), Libâneo (1998), Pacheco (2000), Sacristán (2000), Mainardes (2006), Lück (2008), entre outros. Foram também utilizados como referência os documentos oficiais do Ministério de Educação, designadamente, o Plano Curricular do Ensino Básico e o Regulamento Geral das Escolas do Ensino Básico. Este estudo teve como foco as ações dos gestores escolares e professores na sua árdua tarefa de implementar as inovações curriculares do ensino básico. Naturalmente, a proposta de intervenção apresentada indica um conjunto de ações a serem desenvolvidas pelo distrito de KaMaxakeni, para que, com a capacitação dos gestores e professores a implementação dessa proposta curricular tenha os níveis de realização desejados.
Dissertações Defendidas em 2013
GESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO CURRÍCULO DE ENSINO BÁSICO EM MOÇAMBIQUE: O CASO DAS ESCOLAS DO DISTRITO MUNICIPAL KAMAXAKENI
DINIS HILÁRIO GUIBUNDANA
Eliane Bettocchi Godinho
Moçambique. Currículo do Ensino Básico. Inovações. Gestão de implementação curricular.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
DINIS HILÁRIO, Guibundana. Gestão da implementação do novo currículo de Ensino Básico em Moçambique: o caso das escolas do distrito municipal Kamaxakeni. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2013. 127 p.