Este estudo de caso investiga as causas da evasão e da retenção no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Campus Sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que podem estar contribuindo para um número reduzido de concluintes em comparação com o número de ingressantes. O período estudado foi desde o ingresso da primeira turma em 2011 até o final de 2018. Com base na Matriz Curricular, percebeu-se que o tempo adequado para a conclusão do curso é de cinco anos (10 períodos). Contudo, observou-se que as turmas que completaram esse tempo – ingressantes de 2011, 2012 e 2013 – apresentaram no final do segundo semestre de 2017 uma taxa de conclusão de curso de 29%, 27% e 15%, respectivamente. Em média, essas turmas tiveram 24% de alunos que concluíram o curso, 31% de evasão e 45% de retenção. Este estudo fez um levantamento e uma análise das taxas de conclusão, evasão e retenção, sobretudo, nos cursos presencias de Ciências Contábeis das Universidades Públicas Federais. Este trabalho tem como questão norteadora: Quais as causas do elevado índice de evasão e de retenção no curso de Ciências Contábeis do Campus Sede da UFJF? A pesquisa tem como objetivo geral: identificar e analisar os principais fatores que contribuem para o número reduzido de formandos no curso Ciências Contábeis Campus Sede da UFJF. Os objetivos específicos são: (I) descrever o problema da retenção e da evasão no curso de Ciências Contábeis no Campus Sede da UFJF; (II) analisar as principais causas da retenção e da evasão no curso Ciências Contábeis Campus Sede da UFJF; (III) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para tentar reduzir este problema no curso estudado. A metodologia utilizada se divide em duas partes: a primeira é composta pela pesquisa bibliográfica e documental e análise dos dados do censo da educação superior e do SIGA UFJF. A segunda é composta pela análise de dados de dois questionários e entrevistas que foram aplicados. O primeiro questionário foi aplicado para 100 alunos retidos no curso e o segundo foi aplicado para 50 ex-alunos que evadiram. As entrevistas foram feitas com oito professores que dão aula para o curso estudado. A pesquisa se justifica, uma vez que a Universidade assinou um termo de compromisso com o MEC para reduzir a evasão e aumentar a taxa de conclusão e, para isso, é importante que essas questões sejam estudadas e que sejam desenvolvidos métodos para monitorar e intervir. Além disso, a retenção e a evasão resultam em prejuízo social e econômico para os estudantes e para sociedade, bem como gastos além do necessário para a Instituição. O PAE apresenta 11 propostas para intervir nas principais causas identificadas para retenção e evasão. Algumas dessas propostas envolvem mais informações sobre o curso, reforma curricular, capacitação dos docentes, seminário, monitoramento dos discentes e avaliação das disciplinas.
Dissertações Defendidas em 2019
EVASÃO E RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO CAMPUS SEDE DA UFJF
WELTON PINTO DE MIRANDA
Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim
Ciências Contábeis; Taxa de conclusão; Evasão no ensino superior; Retenção no ensino superior; Reprovação no ensino superior.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
MIRANDA, Welton Pinto de. Evasão e retenção no ensino superior: o caso do curso de Ciências Contábeis do campus sede da UFJF. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 194. 2019.