A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão que segue propõe analisar as atividades de escrituração escolar das redes municipal e estadual de ensino do município de Caraí-MG, a partir das atribuições do serviço de Inspeção. A questão de pesquisa na qual este estudo se organiza é: quais são os desafios do inspetor escolar frente aos obstáculos à melhoria dos serviços de escrituração e como otimizar o processo de expedição de histórico entre as redes de ensino? Acreditamos que a ausência de planejamento das atividades, a desorganização dos arquivos e o fluxograma das atividades de escrituração são fatores que contribuem para os problemas do setor, incidindo nos prazos de expedição e no número de erros na construção dos históricos, principalmente nas situações em que o aluno muda de rede de ensino. Como Referencial Teórico este trabalho foi fundamentado em autores como: Taylor (1990), Chiavenato (2000, 2004), Augusto (2010), De Grouwe (2006), Meneses (1977), Lück (2012), Monteiro (2017), Neiva (2013), Pereira (2012), Silva (2016). Para descrição do caso de gestão, no capítulo 1, houve a necessidade de uma pesquisa empírica inicial, a metodologia utilizada nesta etapa foi a pesquisa qualitativa, que se deu através dos arquivos escolares, mais exatamente na conferência do histórico escolar, que compõe, entre outros documentos, as pastas dos alunos. Foram analisados termos de visitas dos inspetores, Pareceres da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais sobre problemas de vida escolar específicos e a aplicação de questionários ao Setor de Inspeção Escolar. No capítulo 2, o questionário aplicado permitiu compreender os anseios dos responsáveis pela escrituração nas escolas e constatar que o grande desafio da Inspeção é empreender ações voltadas à capacitação, já que essa foi a reivindicação que mais apareceu nas respostas. No capítulo 3, foi proposto um plano de ação para organizar os arquivos, capacitar funcionários e implementar um sistema de fluxo de dados informatizado.
Dissertações Defendidas em 2019
“ENTRE REDES”: ANÁLISE DA GESTÃO DOS PROCESSOS DE ESCRITURAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE CARAÍ NA PERSPECTIVA DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESCOLAR
MAURO SILVIO PEREIRA
Marcus Vinicius David
Inspeção; Escrituração Escolar; Secretaria Escolar; Gestão de Informações.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
PEREIRA, Mauro Silvio. “Entre Redes” : análise da gestão dos processos de escrituração das escolas municipais e estaduais de Caraí na perspectiva do serviço de inspeção escolar. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.167. 2019.