A presente dissertação, no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), trata do caso de gestão desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Bernadete em Milagres – Ceará e abordará as seguintes questões de pesquisa:quais elementos do modelo de escola profissionalizante podem influenciar o sucesso educacional de estudantes egressos? Em que esse modelo pode ajudar no aprimoramento do modelo tradicional de escola pública? O objetivo geral visa identificar os elementos produtores do sucesso escolar no modelo de escola profissionalizante do Ceará e propor ações que possam ser replicadas a outras escolas públicas. Os objetivos específicos buscam:descrever ações de preparação para ingresso no ensino superior e mercado de trabalho em âmbito nacional, estadual e da gestão escolar; descrever o perfil do estudante ingresso da escola estabelecendo uma análise com elementos extraescolares do contexto socioeconômico estudantil; analisar a percepção de diferentes sujeitos sobre quais fatores têm contribuído para o aumento da aprovação dos egressos em cursos superiores e redução dos índices de inserção no mercado de trabalho; propor um plano de ação educacional para problemas diagnosticados no decorrer da pesquisa e que possa fortalecer práticas a serem replicadas a instituições escolares.Os atores são estudantes egressos, discentes, gestor de rede, gestores escolares e docentes. A justificativa profissional deu-se pela atuação da pesquisadora na coordenação escolar no acompanhamento de ações de incentivo ao ensino superior e mercado de trabalho. Realizou-se consulta documental e entrevista semiestruturada. Os principais resultados apontam o seguinte perfil estudantil: 76% concluíram com idades entre 16 e 17 anos e 61% são do sexo feminino; 82,7% são oriundos de escolas públicas; Mais de 60% dos pais pertencem à classe de trabalhadores e mais de 45% possuem ensino fundamental incompleto; 41,9% dos estudantes tem renda mensal familiar de até 1salário mínimo; 66% apontaram a qualidade do ensino como principal motivo de escolha da escola. Apesar dessa paisagem social, os estudantes têm tido uma mobilidade social ascendente quanto ao prosseguimento dos estudos e inserção no mercado de trabalho, fortalecendo os objetivos da política de ensino profissionalizante.
Dissertações Defendidas em 2020
Elementos influenciadores de sucesso acadêmico e produtivo no contexto de uma escola Estadual de Educação Profissional do Ceará
Maria Martins Silva Santos
Luiz Flávio Neubert
Trajetórias estudantis. Ensino Profissionalizante. Práticas de gestão. Egresso. Ensino superior. Mercado de trabalho.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Santos, Maria Martins Silva. Elementos influenciadores de sucesso acadêmico e produtivo no contexto de uma escola Estadual de Educação Profissional do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 253 f. 2020.