Proposta da coordenação do curso visou à ampliação de conhecimentos sobre o tema e os personagens da avaliação
Com o objetivo de oportunizar aos alunos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) o contato com a história da avaliação, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) exibiu, na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o documentário produzido pelo CAEd, efetivando uma proposta do professor Manuel Palácios.
Na ocasião, o coordenador da CAP, Wagner Rezende, apresentou a iniciativa e comentou sobre a proposta do vídeo “História da Avaliação Educacional no Brasil”, ressaltando a importância dos depoimentos para o entendimento do cenário contemporâneo da avaliação. Cerca de 60 mestrandos de diversos estados brasileiros participaram da sessão e puderam, a partir da exposição de Rezende, compreender melhor de que maneira o processo avaliativo no país foi conduzido ao longo dos anos.
“Minha tentativa aqui, com a exibição desse documentário, é desmitificar a avaliação. Ela não nasceu do nada”, afirmou o coordenador da CAP e também pesquisador em políticas públicas e avaliação da educação, que expôs a importância de conhecer a história para a atuação na área. Segundo ele, o vídeo foi idealizado pelo coordenador do CAEd, professor Manuel Palácios, e produzido, em conjunto, por vários pesquisadores do CAEd, que tiveram a preocupação em contextualizar os depoimentos a partir da necessidade dos mestrandos. “A maneira como conduzimos a edição foi totalmente voltada àqueles que estão imersos nesse universo, incluindo os alunos do mestrado”, explicou.
Sobre o documentário
O documentário apresenta pessoas-chave para a história da avaliação: a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 1995 e 2002 e secretária estadual de educação de São Paulo entre 2007 e 2009; o professor da Universidade de São Paulo (USP), Reynaldo Fernandes, presidente do Inep entre 2005 e 2009; o consultor da Fundação Cesgranrio, Ruben Klein, e a professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nilva Santos Fontanive, atual coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio.
O projeto audiovisual trouxe dados sobre o início da avaliação em larga escala no Brasil, as dificuldades para institucionalização do processo e o desenvolvimento dos trabalhos ao longo dos últimos anos. Para a formadora de professores da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Sterlayne Duarte, a oportunidade serviu para enriquecer o conhecimento trabalhado no mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública oferecido pelo CAEd. “Foi muito interessante acompanhar a questão histórica da avaliação externa com exemplos práticos. Pudemos ver detalhes sobre os três momentos pelos quais ela passa: sua criação, sua expansão e, por fim, sua consolidação, com a criação de uma cultura de avaliação na rede pública”, comentou.