Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A questão que a dissertação buscou responder é a seguinte: quais fatores influenciam no baixo desempenho dos estudantes do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Olegário Maciel, nas avaliações externas promovidas pelo PROEB na disciplina de Matemática? Através da consulta dos resultados da escola no PROEB em Matemática, no portal do SIMAVE/CAEd, foi constatado que o desempenho dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, da escola investigada, tem sido oscilante no período de 2012 a 2017, prevalecendo, nos anos observados, o padrão baixo desempenho. O objetivo geral deste caso de gestão, portanto, foi responder a questão aqui identificada. Os objetivos específicos deste estudo foram: descrever a Escola Estadual Olegário Maciel e os dados extraídos das avaliações externas do PROEB em relação à disciplina de Matemática; analisar os dados obtidos por meio das entrevistas semiestruturadas realizadas com a supervisora pedagógica e as professoras que lecionam o conteúdo de Matemática, tendo como foco os resultados obtidos pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio no PROEB; e a elaboração de um plano de ação de intervenção, objetivando melhoria do desempenho dos estudantes nas avaliações promovidas pela escola. Foram identificadas a apropriação de resultados e a gestão escolar como eixos teóricos para dialogar com o caso de gestão da presente dissertação. Na apropriação de resultados, foram selecionados os trabalhos de: Fontanive, Elliot e Klein (2007); Luckesi (2011); Machado (2012); Alavarse, Bravo e Machado (2013); Machado (2013); Neto (2013); Silva (2013); Alves (2014); e Machado e Alves (2014) para a fundamentação teórica. Para analisar a gestão escolar buscou-se amparo nas contribuições de Luck et al. (2001), Paro (2010), Lima (2013), Gelatti e Marquezan (2013), Ferreira (2016) e Burgos (2017). Na revisão literária, foram selecionados os trabalhos já produzidos sobre o PROALFA e o PROEB nas dissertações de: Lima Martins (2013), Osório Martins (2013); e Chagas (2017). Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a supervisora pedagógica e as professoras que lecionam o conteúdo de Matemática nos ensinos fundamental e médio. Por meio dos dados extraídos neste estudo, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE), que tem a intenção de implementar uma nova cultura de apropriação dos resultados das avaliações do PROEB na escola investigada. As ações propostas têm o intuito de provocar o debate coletivo e sistemático acerca dos resultados alcançados; a responsabilização e compartilhamento que já existe na escola e a consolidação do valor das avaliações externas.
Dissertações Defendidas em 2019
DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL OLEGÁRIO MACIEL NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DO PROEB/SIMAVE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2012 A 2017
WILIAN NONATO DA SILVA JÚNIOR
Marcelo Câmara dos Santos
PROEB Matemática; Baixo Desempenho; Rede de Ensino de Tarumirim
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
SILVA JÚNIOR, Wilian Nonato da. Desempenho dos estudantes da Escola Estadual Olegário Maciel nas avaliações externas do Proeb/Simave na disciplina de matemática no período de 2012 a 2017. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.154. 2019.