A presente dissertação analisa as perspectivas e os desafios de utilização do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) e da Sala de Situação como ferramentas de auxílio ao trabalho desenvolvido pelos vários atores escolares no contexto das seis Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) que compõem a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) 1, vinculada à Secretaria da Educação do Estado Ceará (SEDUC). Com o objetivo de promover uma modernização do gerenciamento da rede de ensino, tornando-o mais célere, assertivo e eficiente, a SEDUC criou o SIGE. Esse sistema possui um conjunto de informações, por meio do qual são produzidos indicadores e relatórios que podem subsidiar a definição de planos de ação, projetos e políticas educacionais. Em 2017, a SEDUC ampliou a perspectiva da utilização dessas informações através da criação da Sala de Situação, um espaço de monitoramento dos indicadores educacionais gerados por meio dos dados do SIGE. A presente dissertação busca responder ao seguinte problema de pesquisa: de que maneira se pode promover uma cultura de utilização do sistema SIGE e da Sala de Situação visando à aproximação do usuário com o sistema? A pesquisa teve os seguintes objetivos: descrever o SIGE e a Sala de Situação, analisar a utilização desses sistemas em seis escolas profissionais de rede estadual de ensino e propor uma plataforma de desenvolvimento profissional que desperte o interesse dos atores escolares no uso dos sistemas. Os estudos e as análises desta pesquisa foram desenvolvidos à luz de referenciais teóricos, como Almeida e Rubim (2004), Andrade (2014), Balbe (2010), Balduti (2017), Barbosa (1998), Fonte (2011), Lakatos (2003), Oliveira (2009), Santos e Weber (2015), Silva (2016) e Vosgerau e Ogawa (2014). A análise da utilização do SIGE e da Sala de Situação nas escolas foi realizada a partir de informações coletadas por intermédio de questionários e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os atores escolares das EEEPs. Este estudo empírico demonstrou que as informações disponibilizadas pelos sistemas afetam o trabalho dos gestores, dos professores, dos alunos e dos funcionários da secretaria das EEEPs analisadas. Além da identificação de entraves na utilização do SIGE e da Sala de Situação, também se identificou uma demanda dos atores escolares por capacitação. A partir disso, concluiu-se o estudo com a proposição de um Plano de Ação Educacional (PAE) que foi estruturado a partir de três eixos: (i) apropriação das TIC e a relação dessas tecnologias com o trabalho dos atores escolares; (ii) sistemas de gestão no âmbito da SEDUC; (iii) incorporação produtiva das TIC e dos sistemas de gestão à rotina dos atores escolares.
Dissertações Defendidas em 2019
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA UTILIZAÇÃO DO SIGE E DA SALA DE SITUAÇÃO NO ÂMBITO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA SEFOR 1
LÉO EDUARDO DE LIMA MOREIRA
Edna Rezende Silveira de Alcântara
Tecnologias; Sistema de gestão; Desenvolvimento profissional
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
MOREIRA, Léo Eduardo de Lima. Desafios e perspectivas na utilização do SIGE e da Sala de Situação no âmbito das Escolas Estaduais de Educação Profissional da SEFOR 1. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.186. 2019.