Dissertações Defendidas em 2016

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DO FLUXO DE ABANDONO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE LEOPOLDINA

SIDILÚCIO RIBEIRO SENRA

Denise Vieira Franco

A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública PPGP/CAEd/UFJF, analisou o fluxo de abandono dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental nas turmas do Projeto de Educação em Tempo Integral (PROETI), na circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina (SRE- Leopoldina), em Minas Gerais, a partir da investigação em duas escolas desta SRE. O objetivo deste trabalho foi investigar os fatores que têm contribuído para a permanência ou abandono dos estudantes nessas turmas. Acredita-se que, esta investigação poderá contribuir para o alcance da meta definida no Plano Estadual de Educação em atingir 80% dos alunos do ensino fundamental, matriculados em tempo integral, bem como proporcionar o acesso e permanência neste projeto que visa à formação cidadã e à melhoria dos resultados educacionais. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a metodologia de estudo de caso, a análise documental, a pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionários como procedimento de coleta de dados respondidos por analistas educacionais da SRE- Leopoldina, pelas diretoras, especialistas em educação e pelos professores das escolas A e B. Foram realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados aos estudantes matriculados no projeto em 2015, nas turmas das respectivas escolas. A base teórica é composta por Cavaliere (2007), Maurício (2009), Moll (2012), entre outros. A pesquisa realizada demonstrou que não há um único fator que contribuiu e, acredita-se, continua contribuindo para o abandono dos estudantes, mas sim uma combinação de fatores tais como falhas na implementação do projeto pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e SRE-Leopoldina, ausência de um monitoramento adequado, capacitação insuficiente para os professores e priorização pela SEE-MG do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Assim sendo, visando aprimorar e aperfeiçoar esta importante política pública, é apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE) com sugestões à SEE-MG, à SRE-Leopoldina e às Escolas pesquisadas, com diversas ações e organizado através de três títulos: capacitação, monitoramento e avaliação.


Tempo Integral; PROETI. Espaço/Tempo; Educação Integral.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

SENRA, SIDILUCIO RIBEIRO. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DO FLUXO DE ABANDONO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE LEOPOLDINA. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de PósGraduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 121. 2016.