Defesa do PPGP é realizada via webconferência

Pela primeira vez o recurso é utilizado pela equipe de formação do CAEd

Na quarta-feira, 3 de setembro, a mestranda Maria Madalena Barbosa de Lima defendeu a dissertação “Gestão Compartilhada na Operacionalização do Programa Ensino Médio Inovador, em Pernambuco” pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), parceria entre o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A defesa, comum ao encerramento das ofertas do Programa para obtenção do título, diferenciou-se das demais por ter sido realizada via webconferência.

Defesa via webconferência reúne banca e mestranda

O fato inédito à equipe, responsável pelo PPGP, traz uma nova perspectiva, conforme o relato da coordenadora de Casos de Gestão da Unidade de Formação (UFO), Juliana Magaldi: “Esta defesa foi realizada via webconferência em virtude da dificuldade de locomoção da aluna, devido a problemas de saúde. Inicialmente, foi encarada como um desafio, mas agora já estamos pensando em aproveitar o recurso tecnológico para outros casos, especialmente porque o nosso corpo discente é, em sua maioria, de outros estados.”

A transmissão da defesa no CAEd Dom Orione contou com o apoio dos analistas de formação em Educação a Distância Jhonny Hara e Tiago Rattes. O suporte técnico esteve a cargo de Felipe Barroso.

 

Sobre o trabalho

A dissertação, orientada pelo professor doutor João Antonio Filocre Saraiva, abordou o estudo de caso e os efeitos reais, no âmbito regional e escolar, da gestão compartilhada em Pernambuco, em especial, do Programa Ensino Médio Inovador. A pesquisadora realizou a análise documental dessa política pública e, a partir da revisão bibliográfica e das pesquisas quantitativa e qualitativa, observou o exercício desse compartilhamento e sua influência nos processos. Ao final, propôs o Plano de Ação Educacional (PAE) voltado à Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco com algumas possíveis intervenções.

Na banca, os professores doutores Júlio Alfredo Racchumi Romero e Marcelo Câmara dos Santos.

Webconferência: recurso tecnológico e possibilidades de interação

Como funciona a webconferência

Por tratar-se de reunião ou encontro virtual, a webconferência permite a interação entre pessoas e materiais – áudio, vídeo e texto – em tempo real, por meio da transmissão web.

Comumente utilizada na educação a distância, pode ser viabilizada através de softwares gratuitos, desde que haja acesso à internet.