Dissertações Defendidas em 2013

DA AGENDA À IMPLEMENTAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS DINÂMICAS DE INTERAÇÃO DOS AGENTES IMPLEMENTADORES DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA/ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO ESTADO DE MINAS GERAIS

CARLA CÂNDIDA DA SILVA REIS

Fernando Tavares Júnior

A presente dissertação analisa a relação da atuação dos agentes disseminadores – Equipe Central – do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo – PIP/ATC com os resultados alcançados pelas escolas estaduais de Minas Gerais no PROALFA – Programa de Avaliação da Alfabetização. Foi realizado um estudo, detalhado, das fases de implantação da política, nas quais, a ênfase centrou-se na forma como o programa estruturou e de fato efetivou o trabalho articulado entre os atores partícipes (Equipe Central/Equipes Regionais/Gestores e Professores) das três instâncias envolvidas no programa (SEE/SRE/ESCOLAS). A questão central que norteou o trabalho foi: como se processam a interação entre os atores supracitados, e de que forma as ações desempenhadas pela Equipe Central tem consequências no trabalho desempenhado pelas Equipes Regionais, mediadores da SEE, nas escolas? Visto que o programa tem como foco a transformação na sala de aula, por meio de capacitações voltadas para melhor atuação dos professores alfabetizadores, a escolha deste objeto se deve ao reconhecimento de que essa formação promove um diálogo entre a prática desempenhada com as teorias que permeiam suas respectivas ações. Nesse sentido, consideramos igualmente relevante, a extensão desses momentos, aos demais atores, em especial, A Equipe Central, por serem agentes de formação das Equipes Regionais que atuam, sistematicamente, nas escolas junto aos docentes e gestores. Para tanto, buscou-se conhecer a proposta de formação em serviço da Equipe Central constatando-se que a equipe reconhece intrínseca ao exercício de suas funções a prática de formação em serviço, contrapondo o que, aqui, buscamos defender sobre uma formação continuada pautada no permanente diálogo entre teoria e prática. Não obstante, evidenciou-se que não há um projeto de formação continuada voltado para o aperfeiçoamento profissional das equipes Central e Regional que assessoram as escolas na implementação do programa. Dessa forma, todo esse trabalho serviu de subsídio a propositura de um projeto de formação direcionado à Equipe Central, objetivando ampliar suas competências profissionais para que atuem, efetivamente, como formadores das Equipes Regionais, na expectativa de que esses, a partir das discussões oriundas das formações, aperfeiçoem sua atuação junto ao trabalho com os profissionais das escolas, fortalecendo as lideranças pedagógica, administrativa e relacional, intrínsecas ao programa.


Política Pública; Liderança Educacional; Formação Continuada

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF.

Reis, Carla Cândida da Silva. Da agenda à implementação : um olhar sobre as dinâmicas deinteração dos agentes implementadores do Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização na Idade Certa no Estado de Minas Gerais. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2013.