Cineasta aborda educação brasileira em palestra na próxima segunda (27)

Antonio Lovato, que dirigiu o documentário sobre práticas educacionais inovadoras “Quando sinto que já sei”, estará presente em evento gratuito do PPGP

"Educação de Alma Brasileira" é o título da palestra que acontece em Juiz de Fora (Imagem: Quando sinto que já sei/Divulgação)

"Educação de Alma Brasileira" é o título da palestra que acontece em Juiz de Fora (Imagem: Quando sinto que já sei/Divulgação)

Novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade serão temas, na próxima segunda-feira, 27 de julho, da palestra “Educação de Alma Brasileira”, do cineasta paulista Antonio Lovato. A vinda do documentarista a Juiz de Fora (MG) faz parte da semana presencial do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGP/CAEd/UFJF).

Antonio Lovato dirigiu, junto com os cineastas Raul Perez e Anderson Lima, o documentário “Quando sinto que já sei”, projeto independente, lançado em 2014, que registra novos modelos de educação em escolas no Brasil.

Realizado com financiamento coletivo, a obra mostra sete escolas brasileiras, as quais diversificaram seus métodos de ensino, retratando as experiências da educação livre, do papel do professor no aprendizado dos alunos, de aspectos físicos e curriculares das escolas – assuntos que serão abordados na palestra.

O evento, gratuito, acontece a partir das 17h30, no auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF – Campus Universitário.

O documentário

Influenciados pelos ensinamentos do pedagogo português José Pacheco, criador da Escola Ponte em Portugal, os cineastas reuniram depoimentos de pais, estudantes, educadores e profissionais de diversas áreas, visando compreender o que seria o novo paradigma de escola do século XXI – a Escola Democrática.

Sete projetos educacionais em sete cidades do Brasil são retratados no documentário: Projeto Âncora (Cotia – SP), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Curvelo – MG), Projeto GENTE (Rio de Janeiro), Escola Alfredo J. Monteverde – Projeto de Educação Científica da AASDAP (Natal – RN), Escola Livre Inkiri (Piracanga – BA), EMEF Presidente Campos Salles (São Paulo) e Projeto Araribá (Ubatuba – SP).

Outros três projetos foram visitados e completam o escopo da pesquisa, que questiona o modelo convencional de escola baseado em carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos e avaliações quantitativas.

O documentário pode ser assistido na íntegra no site do projeto.

Serviço
Palestra: “Educação de Alma Brasileira” – Antonio Lovato
Data: 27 de julho de 2015
Horário: 17h30
Local: Auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus Universitário – Juiz de Fora (MG).

Quando sinto que já sei
2014, digital, 75 minutos, Brasil
Direção: Antonio Sagrado Lovato, Raul Perez e Anderson Lima
Produção: Antonio Sagrado Lovato e Raul Perez
Produção Executiva: Antonio Sagrado Lovato, Raul Perez e Anielle Guedes