Dissertações Defendidas em 2019

BAIXOS ÍNDICES DE CONCLUSÃO DOS ALUNOS QUE INGRESSAM NA EJA SEMIPRESENCIAL EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO NO CEARÁ: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

CRISTIANE PRACIANO LAURIANO DE LIMA

Alexandre Chibebe Nicolella

A presente dissertação, intitulada “Baixos índices de conclusão dos alunos que ingressam na EJA semipresencial em um Centro de Educação no Ceará: desafios e possibilidades” estrutura-se em um caso de gestão. Além disso, foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O referido Centro de Educação, embora apresente estrutura curricular diferenciada das demais escolas da rede de ensino do Ceará, em relação ao funcionamento e à proposta pedagógica, tem convivido com o contexto desafiador dos baixos índices de conclusão na escolarização básica. Ao se analisar os dados da secretaria constatou-se que, nos anos de 2015, 2016 e 2017, dos alunos matriculados para cursar a etapa escolar do ensino médio completo 58%, 57% e 52%, respectivamente, não permaneceram no Centro de Estudos citado. Dessa forma, o estudo tem como premissa a seguinte questão problema: o que tem causado a baixa permanência e, consequentemente a baixa conclusão na etapa escolar dos alunos que ingressam na EJA semipresencial no CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima? Objetiva-se, portanto, analisar os fatores que têm levado os alunos a não concluírem a etapa de escolarização básica na EJA semipresencial no Centro de Educação, bem como desenvolver um plano de ação que busque minimizar os problemas encontrados. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a pesquisa qualitativa. Por meio dos resultados da ação investigativa, feitos nesse estudo, foi possível apreender que diferentes aspectos corroboraram para os baixos índices de permanência e conclusão dos alunos que procuram o Centro de Educação para retomar os estudos. Dessa forma, ao se constatarem os fatores que mais concorreram para que o aluno, tendo recomeçado o seu percurso educacional no CEJA, o suspenda novamente, foram propostas intervenções a partir de um Plano de Ação Educacional (PAE). É oportuno dizer que o plano de ação, sozinho, não dará conta de aumentar substancialmente os índices de permanência e conclusão dos estudantes que ingressam no CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima. Nesse sentido, políticas públicas voltadas para esse público plural precisam, também, ser fortalecidas.


Educação de Jovens e Adultos; Permanência; Baixos índices de conclusão.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF

LIMA, Cristiane Praciano Lauriano de. Baixos índices de conclusão dos alunos que ingressam na EJA semipresencial em um Centro de Educação no Ceará: desafios e possibilidades. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.145. 2019.