O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir de análise documental e da percepção de atores relevantes, a concretude, no cotidiano do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, do previsto nos Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e Similares do Ministério da Educação e propor alterações que reduzam a distância entre o previsto e o que está sendo realizado. Justifica-se esta escolha pelo caráter inovador da proposta de bacharelados interdisciplinares no Brasil, bem como da necessidade de se identificar os desafios e possibilidades desta experiência de arquitetura curricular. A metodologia usada nesta pesquisa qualitativa foi um estudo de caso, por meio de referencial bibliográfico e análise documental e entrevistas semiestruturadas. As principais referências documentais utilizadas foram o projeto pedagógico do curso e os referenciais orientadores para bacharelados interdisciplinares e similares do Ministério da Educação. No fim do trabalho, é apresentado um Plano de Ação Educacional, contemplando propostas que procuram atender o objetivo citado anteriormente de aproximar o previsto na documentação oficial do realizado no cotidiano do curso.
Dissertações Defendidas em 2014
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: ANÁLISE DA CONCRETUDE DA ESTRUTURA E DO FLUXO DE FORMAÇÃO PREVISTOS NOS REFERENCIAS ORIENTADORES DO MEC
FLÁVIO SERENO CARDOSO
Virgílio Cézar da Silva e Oliveira
Bacharelado Interdisciplinar; Ensino Superior; Referenciais Orientadores.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
CARDOSO, Flávio Sereno . BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA : ANÁLISE DA CONCRETUDE DA ESTRUTURA E DO FLUXO DE FORMAÇÃO PREVISTOS NOS REFERENCIAS ORIENTADORES DO MEC. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós- Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 93. 2014.