O presente estudo trata-se de um Plano de Ação Educacional (PAE) que se inicia relatando um caso de gestão sobre os ensaios de Avaliação do Desempenho Docente, ocorridos nas escolas públicas estaduais da 7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação- 7ª CREDE do Ceará. Este Plano de Ação analisa, descreve e correlaciona se os ensaios de avaliação do desempenho docente, desenvolvido na Regional, estão agregando melhorias no desempenho dos professores e nos resultados de aprendizagem dos alunos. Analisa e explicita, ainda, a implantação e as implicações desses ensaios de avaliação docente nos resultados das avaliações externas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE). Objetiva-se apontar aspectos positivos e negativos, indicando quais devem ser melhorados e sistematizados, a fim de que essa avaliação se torne numa ferramenta de gestão eficaz para melhorar o desempenho dos professores e os resultados de aprendizagem dos alunos. Para tanto, analisaram-se os resultados obtidos por meio do SPAECE dos anos de 2008, 2009 e 2010, correlacionando-se os critérios e os aspectos dessa avaliação de desempenho com os do SPAECE. Analisaram-se, ainda, pareceres descritivos emitidos pelos gestores nesses ensaios de avaliação sobre o desempenho dos professores, depoimentos e falas dos atores envolvidos, além de outros elementos que possam ter influenciado nessa avaliação. Ficou evidenciado nesse plano, que, nas ações e práticas desenvolvidas pelos técnicos e gestores da Regional, estava faltando monitoramento e acompanhamento das ações pedagógicas de forma mais atuante, em relação ao suporte pedagógico oferecido pela SEDUC, regional e pelas escolas. Sentiu-se, ainda, necessidade de otimizar melhor os recursos pedagógicos e financeiros para desenvolver as atividades pedagógicas da escola, além do redimensionamento do tempo e das orientações para tornar o planejamento dos professores mais eficaz. Detectou-se necessidade de um maior acompanhamento pelos gestores e professores à frequência e desempenho dos alunos, além de formação continuada para os professores e o uso dos resultados das avaliações internas e externas por parte de todos os atores envolvidos no processo educacional. Autores como Bonamino (2002), Pequeno e Coelho (2003), Lucena (1992), Souza & Lima(s/d), Rabaglio (2010), Perrenoud (2002), Condé (2011) e outros ajudaram a compreender o percurso e o desenho do processo vivido. O referencial teórico fundamentado nesses autores contribuiu para a formulação de um novo desenho de avaliação do desempenho docente, o qual foi proposto no último capítulo deste Plano de Ação.
Dissertações Defendidas em 2012
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA MELHORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
ANA GEOVANDA MOURÃO REZENDE
Clécio da Silva Ferreira
Avaliação Docente; Instrumental de Avaliação; Reflexão da Prática Docente
avaliação docente, instrumental de avaliação, reflexão da prática docente
REZENDE, Ana Geovanda Mourão. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA MELHORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de PósGraduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública.p. 129. 2012.