A avaliação do desempenho docente (ADD) constitui-se um processo complexo. É necessário que sejam considerados amplos aspectos e objetivos a serem atingidos, conforme aponta a literatura. No entanto, percebe-se que em alguns países essa prática, paulatinamente, vem sendo trabalhada sob o argumento de que a ADD é indispensável para a melhoria da qualidade do ensino, principalmente no que diz respeito à aprendizagem dos estudantes. Por outro lado, defende-se, a partir do estudo realizado, três temas comuns na agenda educacional da maioria dos países: formação de professores, valorização da carreira docente e criação de mecanismos de avaliação. No Brasil, o foco de estudos nesse sentido é bastante incipiente, e muito precisa ser feito para se chegar a uma forma de avaliação que seja justa para todos. Para realizar a pesquisa ora proposta, foi utilizado o estudo de caso, descritivo, com abordagem qualitativa, delineado a partir de dados coletados na Gerência de Pesquisa e Estatística da SEDUC/AM. Foi feita também a revisão da literatura por meio do acesso aos bancos de dados de pesquisa científica. A pesquisa aponta para os seguintes resultados: a Secretaria de Educação do Amazonas possui um sistema de avaliação dividido em três possibilidades, conhecidas como progressão. São elas: horizontal, vertical e diagonal, em que é levada fortemente em consideração a isonomia. Outro resultado importante diz respeito às experiências relevantes de outros países: a avaliação nos Estados Unidos da América (EUA), com o Interstate Teacher Assessment and Support Consortium (InTASC), e o National Board for Professional Teaching Standards (NBPTS,). Na América Latina, o Chile se destaca. Os professores são avaliados usando-se quatro instrumentos, com consequências positivas e negativas para os professores. Baseando-se nesses aspectos, a proposta aqui é um modelo de avaliação com mecanismos específicos que dialogam entre si, sendo: padrões de desempenho, instrumentos, periodicidade, avaliação do resultado, formação e desenvolvimento e responsabilização. A principal contribuição desta pesquisa está em colocar para o debate a necessidade de se discutir o processo de avaliação do desempenho docente (ADD), de modo justo e eficaz para a valorização dos professores e a melhoria da qualidade do ensino no Amazonas.
Dissertações Defendidas em 2017
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: UMA PROPOSTA PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAZONAS
ROSSIELI SOARES DA SILVA
Lina Kátia Mesquita de Oliveira
Avaliação de desempenho docente; Proposta de avaliação; Valorização de professores; Educação básica; Rede de ensino do Amazonas.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
SILVA, ROSSIELI SOARES DA. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: UMA PROPOSTA PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAZONAS. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 109. 2017.