A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute a temática da apropriação de resultados das avaliações externas, realizada pelo Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE), investigando de que modo os professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Teresina poderiam aprimorar suas práticas pedagógicas, utilizando os resultados da avaliação SAETHE. Como aporte teórico, utilizamos principalmente Lück (2012), Vianna (2005), Libâneo (2008, 2012), Klein (2011), Horta Neto (2010), Oliveira e Rocha (2007), Fontanive (2011), Soligo (2010), que falam sobre avaliação, e Soares (2001, 2004, 2009, 2016), no eixo da alfabetização. Os objetivos específicos são: discutir a percepção e a compreensão dos sujeitos sobre prática pedagógica e currículo e analisar o papel, a contribuição e os desafios da apropriação de resultados das avaliações externas como ferramenta pedagógica no ciclo de alfabetização. Assumimos como hipóteses que professores do ciclo de alfabetização da Rede de Teresina não se apropriam ou fazem uso das informações geradas pela avaliação externa em prol da elevação da proficiência dos alunos. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e, como instrumentos, grupos focais e questionários. Conforme verificamos, esta hipótese foi confirmada por meio da análise dos dados coletados, mas há ainda outros problemas que foram detectados, tais como: (i) falta de uma proposta curricular única de trabalho em alfabetização que considere o letramento como parte do processo; (ii) falta de clareza por parte de grande parte dos professores em relação ao trabalho em ciclo; (iii) falta de uma proposta de formação para coordenadores Pedagógicos com ênfase na apropriação pedagógica de resultados de avaliações externas; (iv) necessidade de os superintendentes Escolares atuarem mais junto aos gestores escolares, de modo a conhecerem as dificuldades enfrentadas pelos professores alfabetizadores; (v) falta de discussão coletiva sobre avaliações externas, que envolva diretores, coordenadores e professores do ciclo de alfabetização; (vi) ausência de conhecimento sobre as finalidades de avaliações internas e externas; (vii) compreensão de que matriz de habilidades é currículo proposto. Propomos, dessa forma, um plano de ação, que visa principalmente à elaboração de uma proposta curricular para a Rede Municipal de Teresina.
Dissertações Defendidas em 2016
AS APROPRIAÇÕES E OS USOS DE RESULTADOS OBTIDOS NA AVALIAÇÃO SAETHE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: UM DIÁLOGO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA
FRANCISCA EUDEILANE DA SILVA PEREIRA
Elisabeth Gonçalves de Souza
Apropriação de resultados; SAETHE; Avaliação na Alfabetização.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
PEREIRA, FRANCISCA EUDEILANE DA SILVA, AS APROPRIAÇÕES E OS USOS DE RESULTADOS OBTIDOS NA AVALIAÇÃO SAETHE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: UM DIÁLOGO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 170. 2016.