A presente dissertação tem como objetivo analisar as demandas e os gaps de formação dos gestores dos Centros de Educação Profissional na Secretaria Estadual de Educação do Piauí, a fim de propor ações de melhoria. A formação de gestores tem sido uma preocupação constante entre os educadores brasileiros na busca da melhoria da qualidade da educação. O estudo se faz relevante, visto que os gestores precisam estar capacitados para o bom desempenho de suas funções, estando aptos para atuarem frente às demandas pedagógicas, uma vez que as questões administrativas, frequentemente, costumam absorver quase toda a atenção desses profissionais. Sendo assim, para que possam desempenhar satisfatoriamente suas atribuições, os gestores precisam ser capacitados de modo a desenvolver as habilidades e as competências técnicas e pedagógicas necessárias ao exercício de sua prática, o que traz à tona a necessidade de formação continuada para esses profissionais. Isso é fundamental na medida em que a escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles o de estabelecer condições mais adequadas para atender à diversidade dos indivíduos que dela participam. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, com diferentes técnicas de coleta de dados: análise documental junto à Secretaria Estadual de Educação do Piauí, pesquisa bibliográfica, entrevista com dez gestores escolares na busca de compreender a dinâmica dos processos constitutivos, envolvendo um diálogo do pesquisador com a realidade estudada. Para o desenvolvimento do referencial teórico da pesquisa, recorreu-se a autores com reconhecida contribuição no que se refere à gestão escolar e suas implicações, notadamente à gestão estratégica, democrática e participativa aplicada à educação, e a assuntos relacionados à gestão educacional, como formação continuada, dimensões da gestão escolar, perfis dos gestores escolares, condições para a eficácia de processos de Treinamento e Desenvolvimento, tais como: Lück (1999, 2000, 2001, 2004, 2008, 2009, 2010, 2011), Machado (2010), Mintzberg (2010), Pacheco et al (2009), Polon (2005), dentre outros.Os resultados da pesquisa, além de apontarem que os cursos de formação ofertados pela SEDUC não conseguem suprimir todas as demandas básicas de formação dos gestores dos CEEPs, não atendem às suas especificidades. Dessa forma, os resultados revelaram, entre outras questões, a necessidade de um curso de formação específico para os gestores dos CEEPs, com vistas à melhoria da qualidade do ensino. Revelou-se, ainda, que os gestores dos centros não possuem preparação gerencial no momento em que assumem suas funções de direção, não existindo na SEDUC um setor responsável pela coordenação desse atendimento. As análises das demandas e dos gaps de formação dos gestores dos CEEPs da SEDUC/PI culminaram na proposta do Plano de Ação sugerido nesta pesquisa.
Dissertações Defendidas em 2014
AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DOS GESTORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO PIAUÍ: ELEMENTOS PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO
SILVANA RIBEIRO DIAS VIEIRA
Márcia Cristina da Silva Machado
Gestão de Escolas; Educação Profissional e Tecnológica; Formação de Gestores; Gestão estratégica e participativa.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
VIEIRA, Silvana Ribeiro Dias. As ações de formação dos gestores dos centros estaduais de educação profissional do estado do Piauí: elementos para uma política de formação. Dissertação (mestrado acadêmico) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. 154 p.