A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Considerando que a atividade de preceptoria é um trabalho educativo, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar os suportes institucionais aos preceptores que atuam nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde no HU-UFJF/Ebserh com vista à educação permanente. O aspecto teórico abordado na pesquisa refere-se à Educação Permanente em Saúde (EPS), que é apresentada como uma ferramenta importante para a aprendizagem no âmbito do trabalho na área de saúde, e, por conseguinte, fundamental para capacitar o profissional da saúde para o exercício da atividade de preceptoria. A metodologia de pesquisa adotada refere-se ao grupo focal, que foi desenvolvido com os farmacêuticos que trabalham na farmácia hospitalar e que atuam como preceptores nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do HU-UFJF/Ebserh. O resultado da pesquisa apontou alguns desafios e demandas no cenário da preceptoria, a saber: necessidade de formação pedagógica para todos os preceptores e de melhoria na gestão do tempo destes profissionais, além disso, verificou-se a necessidade de maior aproximação entre os atores que compõem a residência e de consolidação do trabalho interprofisssional. Um dos pontos positivos foi a detecção de alguns espaços coletivos para a EPS, como: as reuniões multiprofissionais e os seminários integradores, que devem, no entanto, ser expandidos e aprimorados. O Plano de Ação Educacional (PAE) proposto visa superar estes desafios e demandas, sendo composto das seguintes ações: sugestão de multiplicação do curso de capacitação em preceptoria, formulação de um projeto coletivo de EPS pela GEP e Coremu, proposta de acolhimento ao novo residente a ser adotada pelos serviços do HU-UFJF/Ebserh e a confecção de um relatório apontando a necessidade de organização do tempo do preceptor, tendo em vista os dados obtidos nesta pesquisa.
Dissertações Defendidas em 2021
Análise do suporte institucional aos preceptores que atuam nos programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde no HU-UFJF/Ebserh com vista à educação permanente
Gerusa Cristina de Azevedo Fernandes
Katiuscia Cristina Vargas Antunes
Educação Permanente em Saúde. Preceptor. Residência Multiprofissional em Saúde.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Fernandes, Gerusa Cristina de Azevedo. Análise do suporte institucional aos preceptores que atuam nos programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde no HU-UFJF/Ebserh com vista à educação permanente. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 168 f. 2021.