A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este trabalho estuda o projeto Enem Chego Junto Chego Bem, criado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc/CE) em 2012, e que possui como objetivos principais elevar o desempenho acadêmico dos estudantes do Ensino Médio e incentivar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abrindo possibilidades de acesso ao ensino superior. Nesse sentido, a pesquisa aqui apresentada tem como base a seguinte questão norteadora: quais as potencialidades e fragilidades do Projeto Enem Chego Junto Chego Bem, política de incentivo adotada pela Seduc/CE, para mobilizar os alunos da rede pública para a participação no Enem e melhoria do desempenho da rede estadual nesse exame? O objetivo geral delineado para esta dissertação é estudar o projeto Enem Chego Junto Chego Bem (ECJCB), com o objetivo de compreender suas potencialidades bem como suas fragilidades, a fim de propor o seu aprimoramento para um maior alcance e melhores resultados. Os objetivos específicos são: (i) descrever o Enem Chego Junto Chego bem; (ii) analisar os elementos de gestão que têm contribuído para o desenvolvimento do programa; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional, tendo como base as potencialidades e fragilidades identificadas na pesquisa de campo. Para alcançar tais objetivos buscou-se um referencial teórico que discute o desenvolvimento de políticas públicas educacionais e o protagonismo juvenil, tendo como base Hofling (2001), Riani (2013), Mainardes (2006), Condé (2012), Ferretti, Zibas e Tartuce (2004), Costa (2007), Ribas (2004), Azevedo, Silva e Medeiros (2015) e Rabin e Bacich (2018). Como instrumentos de pesquisa realizaram-se entrevistas semiestruturadas dirigidas a três ex-secretários de educação do CE e questionários foram aplicados aos diretores das escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio no estado. Os resultados deste estudo mostram que o projeto Enem Chego Junto Chego Bem é promissor no estado e possui grande adesão da rede. No entanto, apresenta fragilidades que se superadas, será uma iniciativa de sucesso a ser seguida por outras políticas e secretarias de educação no país. No Plano de Ação Educacional são propostas três ações para o Ensino Médio do CE que, se implementadas, intencionam permitir um melhor monitoramento da última etapa de ensino da educação básica no estado e serão base de implementação para outros projetos voltados para o Ensino Médio em outras unidades da federação.
Dissertações Defendidas em 2021
Análise do projeto Enem Chego Junto Chego Bem como estratégia de mobilização dos estudantes do Ensino Médio do estado do Ceará
Danielle Wiezel Pinto
Lina Katia Mesquita de Oliveira
Políticas educacionais. Rede estadual do Ceará. Enem Chego Junto Chego Bem.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Pinto, Danielle Wiezel. Análise do projeto Enem Chego Junto Chego Bem como estratégia de mobilização dos estudantes do Ensino Médio do estado do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 157 f. 2021.