A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora e busca responder à interrogação relativa à baixa participação dos gestores da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE2) no Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares – PROGESTÃO. Este foi implantado pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas com o objetivo de qualificar os gestores para o exercício de sua função, oferecendo-lhes subsídios teóricos e reflexão das práticas gestoras buscando aprimorar as competências. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção dos gestores escolares da CDE2 sobre o lugar da formação para o exercício da gestão escolar. Buscou-se desvendar a(s) causa(s) principal(is) da baixa adesão desses profissionais ao curso de formação. A pesquisa utilizou como uma de suas ferramentas metodológicas a Teoria das Representações Sociais, que favorece a investigação sobre como se formam e como funcionam os sistemas de referência socialmente utilizados para interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Para a realização da pesquisa aqui proposta, foram escolhidos os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a técnica entrevista/evocação de palavras por meio de expressões indutoras para o levantamento das percepções dos gestores. De forma geral, os resultados da pesquisa mostraram a existência de lacunas ou deficiências no processo de formação continuada do PROGESTÃO. Essas deficiências estão relacionadas tanto ao processo de adesão quanto à proposta curricular e, por fim, ao acompanhamento dos resultados da formação, tornando-se problemas evidentes nos dados obtidos com a pesquisa. Considerando o presente estudo, a análise dos resultados visa a indicar caminhos de melhorias no programa de formação continuada da SEDUC-AM. A pesquisa propõe, por fim, recomendações para o aperfeiçoamento do programa, dentre as quais se destacam: a redefinição de uma proposta curricular que valorize a prática gestora e suas necessidades iminentes enquanto profissionais da educação; o aprimoramento da comunicação entre os órgãos envolvidos na formação e as equipes gestoras da CDE2.
Dissertações Defendidas em 2016
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS GESTORES DA CDE2/SEDUC-AM E SUA RELAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO DESTES NO PROGESTÃO
DINÁ OLIVEIRA DA COSTA MOINHOS
Victor Cláudio Paradela Ferreira
Formação de gestores; Gestão Escolar; PROGESTÃO.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
MOINHOS, DINÁ OLIVEIRA DA COSTA. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS GESTORES DA CDE2/SEDUC-AM E SUA RELAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO DESTES NO PROGESTÃO. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 140. 2016.