A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisou a inserção e a representatividade da Sociologia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da Lei nº 11.684 de 2008, que institucionalizou a disciplina nessa etapa de ensino. Considerou-se a relevância que o exame assumiu enquanto política pública educacional brasileira e a trajetória intermitente que impactou a constituição dessa disciplina. O objetivo geral foi analisar a presença e a abordagem da Sociologia no Enem, no período de 2009 a 2018, considerando o seu alinhamento às orientações curriculares oficiais para a disciplina, principalmente as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+EM), e propor um Plano de Ação Educacional (PAE). Tratase de pesquisa qualitativa, com metodologia centrada na análise documental, realizada em três etapas: identificação da presença da Sociologia nas provas, que evidenciou oscilação numérica e tímido quantitativo de elementos distintivos; diagnóstico sobre a presença e abordagem da disciplina por edição, que evidenciou a tipologia das abordagens entre a tendência de isolamento, a combinação com aplicações contextualizadas e a diluição; e análise pedagógica a partir dos PCN+EM, considerando a matriz de referência do exame (2009), a abordagem do livro didático e a reflexão sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que sobressaiu a percepção de que apenas temáticas não sejam suficientes para demarcar e incentivar abordagens representativas para o campo. Foi considerado o diálogo com outros pesquisadores que investigaram o tema, como Fraga e Matiolli (2012; 2014; 2015), Rossi (2017) e Lima (2017), e o conceito de enquadramento, da teoria de Basil Bernstein. Diante dos resultados, foi proposto um PAE com ações articuladas para a sensibilização e valorização de especialistas, a capacitação de colaboradores e o monitoramento de atividades, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do exame.
Dissertações Defendidas em 2020
A PRESENÇA E A ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS PARA A DISCIPLINA
Flávia Ghignone Braga Ribeiro
Rafaela Reis Azevedo de Oliveira
Avaliação; Currículo; Ensino Médio; Enem; Sociologia
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Ribeiro, Flávia Ghignone Braga. A presença e a abordagem da Sociologia no Exame Nacional do Ensino Médio a partir das diretrizes e orientações curriculares oficiais para a disciplina. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.218. 2020.