O presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação do Programa de Recuperação Paralela, entre os anos de 2009 e 2012, em duas escolas rurais de Ensino Fundamental I, sendo vinculada uma à outra, situadas na cidade de Limeira, estado de São Paulo. A finalidade desse programa é recuperar a defasagem de aprendizagem dos alunos, evitando tanto a promoção automática sem a efetiva aquisição dos conhecimentos desejáveis a cada ano de escolaridade, quanto à reprovação no final dos ciclos, constituindo-se em uma estratégia importante para superar os desafios educacionais relacionados ao fracasso escolar. Para tanto, fez-se necessário verificar a ação dos atores envolvidos na prática, identificar quais os fatores relacionados à gestão se configuram como entraves ao Programa no que se relaciona à legítima qualidade da recuperação da aprendizagem dos alunos, além de investigar os efeitos sobre o seu desempenho. A intenção, a partir das informações investigadas, foi elaborar uma proposta de intervenção para aperfeiçoamento e monitoramento do Programa nas respectivas unidades escolares, visando à melhoria do processo de recuperação de aprendizagem, visto que os resultados das avaliações externas apresentaram declínio das médias nos anos pesquisados. O referencial metodológico para a coleta de dados pautou-se na abordagem qualitativa e quantitativa, sendo utilizados documentos oficiais normatizadores e reguladores referentes ao Programa de Recuperação Paralela, assim como registros intraescolares. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários com os professores da classe regular e entrevistas semiestruturadas com o professor da classe de recuperação paralela, professor coordenador pedagógico e vice-diretor. O embasamento teórico desta pesquisa tem como autores principais Heloísa Luck e Thelma Polon, que abordam a temática das ações gestoras relacionadas ao monitoramento do desempenho dos alunos, Danilo Gandin e Araujo, que retratam a importância do planejamento participativo, visando ao trabalho colaborativo. Ainda, foram utilizados os estudos de Isabel Alarcão e José Carlos Libâneo naquilo que se relaciona à formação continuada inserida no contexto escolar. O resultado da pesquisa demonstrou que as ações dos atores envolvidos, especialmente do gestor escolar, denunciam a falta de planejamento organizado de forma participativa, sobre a perspectiva da cultura colaborativa e a ausência de efetivo monitoramento do desempenho discente e de ações de formação continuada dentro do contexto escolar, o que requer desenvolvimento de ações que revertam a situação identificada e possibilitem maior eficiência e eficácia do Programa de Recuperação Paralela.
Dissertações Defendidas em 2014
A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA E SEUS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO CONTEXTO DA EMEIEF RURAL FLOR DO CAMPO
LUCIANA TOQUINI DE LIMA SILVA
Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim
Gestor escolar; Recuperação Paralela; Planejamento Participativo; Monitoramento da Aprendizagem; Formação Docente.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
SILVA, Luciana Toquini de Lima. A implementação do programa de recuperação paralela e seus efeitos sobre o desempenho dos alunos no contexto da EMEIEF Rural Flor do Campo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2014. 214 p.