O presente trabalho tem o objetivo de analisar como se dá o processo de implementação da política de inclusão do ponto de vista de uma análise comparativa entre 1º e 2º segmento do ensino fundamental no Município de Quissamã no Estado do Rio de Janeiro. Neste trabalho, está descrita a política analisada, relacionando a realidade do município com as proposições dos documentos oficiais de âmbito municipal e federal. Além disso, foram explicitadas de forma detalhada o caso da implementação da política de inclusão da Escola A (1º segmento) e da Escola B (2º segmento), permitindo que essas duas realidades sirvam de objeto de comparação. A realização desta pesquisa tem como fundamentação autores como: Lück (2009), no que diz respeito aos processos de gestão democrática e suas reflexões sobre as dimensões da participação no ambiente escolar, Mantoan (2003), no que tange à percepção da Inclusão nas escolas e também os trabalhos de Mattos (2010) e Cunha e Azevedo (2008) a respeito das questões de gestão escolar e educação inclusiva. Ao final das pesquisas de campo e bibliográfica, é apresentado um Plano de Ação Educacional que compreende a produção de orientações para ajustar a política de inclusão do município e aproximá-la da realidade das escolas.
Dissertações Defendidas em 2013
A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE QUISSAMÃ/RJ – UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 1º E 2º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
HELENA LIMA DA COSTA
Lourival Batista de Oliveira Junior
Gestão Escolar; Inclusão e Política Educacional.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
COSTA, Helena Lima da. A implementação da política de inclusão no município de Quissamã/RJ - uma análise comparativa entre 1o e 2o segmento do ensino fundamental. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2013. 96 p.