O objetivo deste trabalho é analisar até que ponto o Progestão de fato desenvolve as competências necessárias aos gestores das escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas (SRE/SL) para a gestão do espaço físico e do patrimônio da escola. Estudar este tema é importante porque a gestão do espaço físico e do patrimônio da escola deve ser considerada como estratégica já que é importante para a criação de um ambiente escolar que contribua para um processo de melhor aprendizagem. A metodologia executada é qualitativa e utilizou como método de pesquisa o estudo de caso. Para a pesquisa de campo foi aplicado e analisado um questionário, que teve como respondente os gestores que participaram do Programa de Capacitação à distância para Gestores Escolares (Progestão) nas edições de 2004, 2005, 2005, 2006, 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010, 2010/2011 e 2012. Para o aprofundamento deste estudo foi de grande importância à análise documental e a observação indireta do autor que trabalha da SRE/SL. Além disso, correlacionou-se temas, como: gestão estratégica e participativa, as dimensões da gestão escolar e os papéis de trabalho dos gestores. Ponderou-se de como a gestão do espaço físico e do patrimônio da escola pode implicar no desempenho escolar. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam que para os gestores do espaço físico e do patrimônio escolar existe a necessidade de uma formação que vai além da disponibilizada pelo Progestão e o Plano de Ação traz uma proposta para melhoria desta situação.
Dissertações Defendidas em 2014
A FORMAÇÃO DE GESTORES E AS COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DO PATRIMÔNIO DA ESCOLA: O CASO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE SETE LAGOAS/MG
CLÁUDIO RENATO SOUZA ABREU
Márcia Cristina da Silva Machado
Progestão; Gestão Educacional; Espaço Físico e Patrimônio.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
ABREU, Cláudio Renato Souza. A formação de gestores e as competências para a gestão do espaço físico e do patrimônio da escola: o caso da superintendência regional de ensino de Sete Lagoas/MG. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. 151 p.