A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão discute a importância da extensão universitária como elemento de divulgação do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Inaugurada em 2012, a UFJF-GV ainda não possui uma sede própria adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas, e suas ações estão pulverizadas em imóveis situados em diferentes regiões do município de Governador Valadares. Tal realidade compromete o reconhecimento e a percepção da sociedade sobre a própria existência do campus e dificulta a resposta para uma simples pergunta: ―Onde fica a UFJF-GV‖? A partir da minha experiência profissional enquanto jornalista do setor de Comunicação, Cultura e Eventos (CCE) da UFJF-GV, foi possível identificar que, apesar desta realidade, a extensão universitária é extremamente atuante no campus. Porém, as inúmeras ações desenvolvidas não tiveram a devida divulgação. Fato que inviabiliza o reconhecimento destas e caracteriza o desperdício de oportunidades de divulgação da própria UFJF-GV. Como objetivos específicos, buscamos: descrever o cenário de extensão na UFJF-GV, identificar as principais dificuldades no processo de captação das informações e divulgação destas; analisar os gargalos que comprometem a divulgação das ações de extensão na UFJF-GV; examinar a estrutura do CCE, com o objetivo de esquematizar os dispositivos de divulgação existentes e as causas que inviabilizam uma política de divulgação mais consistente; e propor ações que contribuam para o melhor desempenho do CCE, e, como consequência, facilitem a comunicação e valorização das ações de extensão da UFJF-GV. Como resultado deste estudo, criamos alternativas para superar as barreiras que comprometem esta divulgação e propusemos um planejamento que promova a construção da identidade da instituição para o público interno e externo, por meio da valorização dos trabalhos de extensão. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e, para coleta dos dados necessários, recorremos aos instrumentos de pesquisa diário de campo e entrevistas com coordenadores de ações de extensão do campus avançado e representantes do Comitê Gestor do Fórum Popular de Extensão de GV e do CCE mediante a utilização de roteiro semiestruturado.
Dissertações Defendidas em 2019
A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO CAMPUS GOVERNADOR VALADARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DANTE RODRIGUES DOS SANTOS
Roberto Perobelli de Oliveira
Universidade Federal de Juiz de Fora; Extensão Universitária; Comunicação Pública; Imagem Institucional.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
SANTOS, Dante Rodrigues dos. A comunicação institucional do Campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora através da extensão universitária. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.152. 2019.