A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute de que forma o trabalho realizado pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos (CCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) pode incentivar a política de ações afirmativas no campus avançado. Os objetivos definidos para este estudo foram a compreensão da atual situação de apoio institucional às ações de grupos específicos e o levantamento de quais projetos poderiam ser implementados a fim de que as atividades sejam melhor divulgadas no campus avançado e para que haja maior representatividade na Instituição a partir do trabalho de Comunicação. Como embasamento deste trabalho, foram analisadas as campanhas e os materiais de comunicação produzidos pelo setor de Imagem Institucional do campus sede, em Juiz de Fora, a fim de que se possa pontuar, estabelecer e aplicar ações a serem desenvolvidas no campus avançado. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, a partir dos instrumentos de entrevistas semiestruturadas junto aos atores que compõem nosso público-alvo de estudo, a saber: servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da Universidade. Foram entrevistados servidores do setor de CCE da UFJF-GV e integrantes da comunidade acadêmica da Universidade, abrangendo o campo docente, discente e técnico-administrativo. As questões abordaram a avaliação dos entrevistados acerca do atual posicionamento da UFJF-GV no que tange às ações afirmativas, os entraves para a adoção de políticas do gênero no campus avançado, as ações comunicacionais do campus sede sobre o tema, e ainda o apontamento de sugestões para o planejamento de atividades do setor de CCE. As conclusões advindas da pesquisa subsidiam as propostas que compõem um Plano de Ação Educacional, cujo objetivo é estabelecer diretrizes de ações a serem aplicadas na UFJF-GV, abrangendo atividades do setor de CCE, tais como campanhas realizadas e as ferramentas de comunicação utilizadas, bem como reuniões entre a equipe gestora e integrantes do campus sede para solucionar lacunas e propor ações integradas em favor da implantação de uma política de ações afirmativas no campus avançado de Governador Valadares.
Dissertações Defendidas em 2018
A COMUNICAÇÃO COMO INCENTIVADORA DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO CAMPUS AVANÇADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EM GOVERNADOR VALADARES
GABRIELLA RAMOS DE MOURA
Julvan Moreira de Oliveira
Ações Afirmativas; Comunicação; Comunicação Comunitária; Comunicação Institucional; Política Afirmativa.
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF
MOURA, GABRIELLA RAMOS DE. A COMUNICAÇÃO COMO INCENTIVADORA DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO CAMPUS AVANÇADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EM GOVERNADOR VALADARES. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 150. 2018.