Dissertações Defendidas em 2014

A ANÁLISE DAS FORMAÇÕES REALIZADAS A DISTÂNCIA PELO PROJETO JOVEM CIENTISTA PARA ESCOLAS DE PORTO ALEGRE PARTICIPANTES DO PROJETO JOVEM DE FUTURO

ALEXANDRA FORESTIERI

Tufi Machado Soares

Esta dissertação tem como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro realizado pelo Instituto Unibanco em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, de maneira a compreender, a partir da visão de professores participantes, quais as qualidades, os problemas e a efetividade do curso ofertado, e propor melhorias para o Ambiente Virtual de Aprendizagem e para as estratégias de formação de docentes a distância desenvolvidas pelo Instituto Unibanco. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa partiu da hipótese de que, na prática, as formações de professores a distância sobre o Projeto Jovem Cientista ainda não são efetivas em seus resultados, tendo em vista que seu formato não leva em consideração os múltiplos aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem característicos de ambientes virtuais. A fim de investigar a pertinência de tal hipótese, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 professores de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) que se inscreveram no curso do Projeto Jovem Cientista a distância, promovido pelo Projeto Jovem de Futuro no ano de 2012. De maneira complementar, a metodologia da pesquisa contou com a análise dos recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem e dos dados de relatórios disponíveis sobre a participação dos docentes. Com base nos resultados da pesquisa e à luz das referências teóricas que tratam a questão da formação docente, em especial, formação docente na modalidade a distância, foi possível verificar a existência de gargalos no processo de inscrição dos professores no curso e no desempenho dos moderadores responsáveis pelo acompanhamento dos docentes. Além disso, constatou-se que, de fato, há uma baixa efetividade do curso ofertado, principalmente em relação à absorção do conteúdo de ciências por parte dos participantes, o que dificulta a implementação do Projeto nas escolas. Por fim, propõe-se um plano de intervenção educacional, com vistas a contribuir para a melhoria da formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista alinhado às demandas educacionais da atualidade.


Formação Docente a Distância; Projeto Jovem Cientista; Projeto Jovem de Futuro.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

FORESTIERI, Alexandra. A análise das formações realizadas a distância pelo projeto jovem cientista para escolas de porto alegre participantes do projeto jovem de futuro. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2014. 133 p.