Paulo César Leite Xavier – 01/04/2025

Paulo César Leite Xavier

O PAPEL DA GESTÃO NO USO DOS RESULTADOS DO PROEB: fatores de dificuldades no Ensino Médio

Orientador: Alesandra Maia Lima Alves
Membros da banca: Miriam Raquel Piazzi Machado  e Maria Rita Neves Ramos
Data: 01/04/2025

Local: De forma não presencial,

Como participar do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/noo-zjsv-qna

Horário:8 h

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute o desempenho dos estudantes da terceira série do Ensino Médio no Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave), sobretudo no Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb). Para tal, faz-se necessário entender o contexto da Escola Estadual Professor Machado Leite (EEPML), bem como os dados obtidos nas avaliações do Proeb, uma vez que a Escola em questão não tem apresentado resultados satisfatórios nos indicadores dessa avaliação externa. Assim, esse caso se propõe a responder à pergunta: quais são os desafios enfrentados pela gestão da Escola Estadual Professor Machado Leite para aprimorar o desempenho de seus alunos na avaliação do Proeb? O objetivo geral deste estudo é o de analisar os desafios enfrentados pela gestão escolar na identificação de possíveis fatores intraescolares associados ao baixo desempenho dos estudantes da Escola Estadual Professor Machado Leite na avaliação do Proeb e propor ações para a melhoria dos indicadores educacionais e fatores intraescolares identificados, contribuindo, desse modo, para a melhoria da qualidade da educação.
Os objetivos específicos foram (i) descrever o caso de gestão com foco nos indicadores que evidenciam o baixo desempenho dos alunos nas avaliações do Proeb; (ii) analisar quais fatores estão associados à dificuldade de avanço da proficiência dos alunos nas avaliações do Proeb; e (iii) propor ações que visem ao aumento dos indicadores da escola nas avaliações do Proeb. O referencial teórico deste estudo abarca as análises de pesquisadores que abordam o campo da avaliação escolar, principalmente a de larga escala, dos aspectos relacionados a qualidade da educação e das dimensões da gestão escolar, quais sejam: Gatti (2014), Bonamino e Sousa (2012), Martins (2018), Franco e Calderón (2017), Franco et al. (2007), Dourado et al. (2007), Alves et al. (2019), Lück (2009) e Machado (2023).
A abordagem metodológica desse caso de gestão utiliza a pesquisa qualitativa por meio da técnica de questionaria aplicado aos professores, especialistas, vice-diretores e diretor escolar.
A análise dos resultados apontou cinco elementos críticos. São eles: dificuldade de liderança da gestão escolar; concepção de uma avaliação externa e sua valorização no contexto escolar; apropriação dos resultados das avaliações externas; uso dos dados das avaliações externas como uma opção para a gestão escolar construir um (re)planejamento pedagógico.
O estudo propõe, ainda, um Plano de Ação Educacional (PAE), com o objetivo de subsidiar a EEPML na superação do desafio de compreender os dados das avaliações externas e integrá-los à prática pedagógica da instituição.
Por fim, o estudo traz as considerações finais, abordando o caminho percorrido dentro da pesquisa, a fim de contribuir com novos estudos sobre o tema e com o avanço na qualidade da educação.