Sandra Aparecida Borges – 27/03/2025

Sandra Aparecida Borges

A gestão dos processos de análises das prestações de contas de uma Superintendência Regional de Ensino do interior de Minas Gerais

Orientador: Marcos Tanure Sanábio
Membros da banca: Márcia Cristina da Silva Machado e Ricardo Thielmann

Data: 27/03/2025

Local: De forma não presencial,
Horário: 15:30

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discutiu a dificuldade do Setor de Prestação de Contas de uma SRE do interior de Minas Gerais em analisar as prestações de contas das escolas de sua circunscrição. Destarte esse caso se propõe a responder à pergunta: quais ações a gestão da Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI) pode adotar para aperfeiçoar os processos de trabalho do Setor de Prestação de Contas, com foco no cumprimento de suas demandas e na redução do grande número de prestações de contas que aguardam análise? O objetivo geral deste estudo foi analisar a gestão dos processos de prestação de contas desta SRE , com vistas à elaboração de um plano de ação que contribua para a melhoria destes processos e a redução do passivo de prestações de conta. Os objetivos específicos são: i) descrever os processos de trabalho do Setor de Prestação de Contas da Superintendência Regional de Ensino e os principais problemas que levam ao acúmulo de prestações de contas em atraso; ii) analisar as dificuldades do Setor de Prestações de Contas da SRE na gestão dos processos de análise das prestações de contas enviadas pelas escolas; iii) propor ações que contribuam para a otimização do fluxo de trabalho do Setor de Prestação de Contas que minimizem os problemas que levam ao atraso destas análises. A metodologia empregada neste estudo de caso possui uma abordagem qualitativa. Como instrumento de pesquisa de campo foram utilizados roteiros para a realização de entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico deste estudo se pautará nas análises de pesquisadores como Paes (2005); Bandeira, Gonçalves e Azevedo (2018); Medeiros e Amaral (2010); Bresser Pereira (2016); Oliveira e Grohman (2016); Araújo e Gouveia (2016); Lemos e Silva (2019).
Com base na pesquisa conduzida, elaborou-se um Plano de Ação Educacional (PAE) que visa oferecer suporte para implementar mudanças no fluxo de trabalho do Setor de Prestação de Contas. O intuito é otimizar as análises e as aprovações, contribuindo para a redução ou eliminação do passivo relacionado à prestação de contas.