Dissertações Defendidas em 2017

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS TÉCNICOADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE METAS

MAURÍCIO POLICIANO PEREIRA

Paulo Monteiro Vieira Braga Barone

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O caso de gestão estudado aborda o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROADES), com ênfase na análise dos desafios na construção dos Planos de Metas em cada uma de suas Unidades. O Programa tem como propósito avaliar o desempenho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no alcance de metas individuais pactuadas juntamente à sua equipe de trabalho. As metas individuais devem estar relacionadas à participação em projetos e/ou melhorias dos processos das atividades inerentes ao cargo que ocupam, indo ao encontro das metas setoriais e institucionais. O Programa, instituído em 2007, vivenciou seu 7º ciclo no ano de 2016 e, mesmo após nove anos de sua implementação, ainda apresenta desafios por parte dos dirigentes e TAEs na elaboração de metas efetivas. A pactuação das metas é o fio condutor do PROADES, pois é a partir desse momento que as demais fases serão desenvolvidas, o que permitirá a avaliação do mérito quanto ao desempenho de cada servidor TAE no alcance dos resultados almejados. A construção de um Plano de Metas ineficaz compromete as demais fases e a finalidade do Programa, que é promover a melhoria contínua dos serviços públicos prestados e o desenvolvimento pessoal e institucional. Portanto, a pergunta que envolve esta pesquisa é: como a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas pode contribuir para o aprimoramento da construção do Plano de Metas das Unidades de Avaliação? Em busca da resposta deste caso de gestão, apresentamos como objetivos para esta pesquisa: i) a descrição da implementação do PROADES na UFJF para compreender os desafios evidenciados na construção, pelos servidores, de um Plano de Metas efetivo; ii) a análise dos problemas do caso de gestão por meio dos documentos produzidos pela implementação do Programa e da bibliografia que abrange este tema, assim como de dados coletados por meio da pesquisa de campo; iii) apresentar um Plano de Intervenção que indique soluções que possam contribuir para o saneamento do problema. Como metodologia de pesquisa, realizamos a análise documental, bibliográfica, entrevistas com TAEs participantes do 7º ciclo, bem como aplicamos questionários aos TAEs da UFJF. Como referencial teórico, elencamos as contribuições de Lucena, Arellano, Chiavenatto e outros acerca do estudo da avaliação de desempenho. Os dados apresentados pela pesquisa resultaram em um Plano de Metas que se pautou na atualização da sistematização da construção do Plano de Metas e capacitação contínua dos servidores para participação no PROADES.


Avaliação de Desempenho; PROADES; Técnico-administrativo em Educação; Universidade Federal de Juiz de Fora.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

PEREIRA, MAURÍCIO POLICIANO. PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS TÉCNICOADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE METAS. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 185. 2017.