Dissertações Defendidas em 2013

MODELO DE GESTÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM AVALIAÇÕES EXTERNAS

EUNIDES CARNEIRO ARAÚJO

Victor Cláudio Paradela Ferreira

A presente dissertação teve como objetivo investigar como as ações adotadas por uma equipe gestora contribuíram para a elevação dos índices de proficiência em uma escola de educação profissional. A relevância da pesquisa se deve ao fato da melhora significativa dos alunos nos índices de proficiência acadêmicos ao longo do triênio 2009 a 2011. Esse fato despertou o interesse em pesquisar se o modelo de gestão adotado contribuiu para os resultados positivos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram descritos os elementos centrais da Política de Educação Profissional implementada no Estado do Ceará; feita a caracterização da escola; apresentado o modelo de gestão adotado, assim como os resultados obtidos. Para a apresentação dessas informações foram investigados os documentos que institucionalizam a política, bem como a documentação, da escola e dados dos questionários aplicados aos alunos, pais e professores. Feita a investigação partiu-se para a análise dos seguintes elementos: Gestão Democrática Participativa, Fatores de Eficácia escolar, e Avaliações em Larga escala. Para fundamentar o referencial teórico foram utilizados os seguintes autores: Lutzki, Ferreira, e Lima com relação à parte conceitual de gestão; Franco, Bonamino, Mintzberg, Senge e Lück, no que diz respeito às escolas eficazes; Becker e Brooke sobre as políticas de educação em larga escala.  Após o desenvolvimento da análise foi elaborado uma Proposta de Intervenção como forma de auxiliar outros gestores a buscar inspiração para criarem seus próprios modelos de gestão. O Plano de Ação foi fundamentado em três eixos, a saber: Gestão Democrática Participativa, Eficácia escolar e Clima escolar. Esses eixos foram escolhidos principalmente com base na teoria da Gestão Participativa, porque se entende ser o fio condutor de todas as ações de uma escola que pretende ser democrática; a eficácia escolar, porque se pretende alcançar a excelência; e o clima escolar, porque se acredita ser este um eixo que baliza as demais atividades intraescolares.


Gestão Participativa; Eficácia Escolar; Clima Escolar.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

ARAÚJO, Eunides Carneiro. Modelo de gestão em uma escola estadual de educação profissional do Ceará e sua influência no desempenho dos alunos em avaliações externas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2013. 174 p.