SANDRO JOSÉ LOURENÇO FERREIRA – 13/12/2021

Nome do(a) aluno(a): SANDRO JOSÉ LOURENÇO FERREIRA

Título da dissertação: Estratégias para ampliação das práticas do ensino: o uso dos laboratórios de produção audiovisual na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e a atuação do Técnico Administrativo em Educação (TAE)

Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Antonio Ferreira Colchete Filho

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Frederico Braida Rodrigues de Paula, Prof(a). Dr(a). Flávio Lins Rodrigues e Prof(a). Dr(a). Lucas Gamonal Barra de Almeida

Data: 13/12/2021

Local: por webconferência, conforme Resolução nº 28/2021-CSPP

Horário: 14h30

RESUMO:

A presente dissertação tem como objeto de estudo o uso do laboratório em atividades práticas das disciplinas Telejornalismo e Laboratório de Telejornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e a contribuição da atuação de equipe técnica (Técnicos Administrativos em Educação – TAEs – e funcionários terceirizados) para o processo de ensino-aprendizagem, focado na formação profissional. A pesquisa apresentou a seguinte questão norteadora: como aprimorar a atuação técnica no processo de ensino-aprendizagem no curso de Jornalismo da UFJF? O trabalho descreveu o que o currículo do curso propõe em relação à formação profissional, as atribuições dos técnicos envolvidos na realização de atividades práticas laboratoriais de ensino, os respectivos desafios ao desempenho do papel técnico no processo de ensino-aprendizagem, analisando as causas das principais dificuldades enfrentadas pela equipe técnica em atender satisfatoriamente às atividades no laboratório. A fundamentação teórica trouxe conceitos e discussões quanto a: currículo (teoria e prática), ensino, formação e profissão de Jornalismo; gestão e prática pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem; laboratório de telejornalismo e formação profissional; e atuação técnica e o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa de campo, de metodologia qualitativa, foi realizada pela aplicação de questionário a professores e alunos, além de entrevistas semiestruturadas com técnicos (TAEs e funcionário terceirizado). No Plano de Ação Educacional (PAE), foram sugeridas ações para se otimizarem a utilização e o funcionamento do espaço laboratorial e a respectiva atuação técnica, de modo a contribuir mais significativamente na formação profissional dos graduandos, dentro das propostas curriculares do curso.

Palavras-chave: Currículo. Laboratório. Ensino-aprendizagem. Formação profissional. Jornalismo. Comunicação.